Os servidores municipais, tanto do Legislativo quanto do Executivo, terão reposição salarial de 5,5%. O aumento foi aprovado pelos vereadores durante a sessão desta segunda-feira (19), na Câmara de Sinop. Os parlamentares aprovaram os dois projetos de lei, de autoria da mesa diretora e do Executivo, e entraram extrapauta, em primeira e única votação.
O aumento, que foi aprovado por unanimidade, passa a vigorar a partir do dia 1º de junho. Os projetos que autorizam a Prefeitura e a Câmara a repassarem aos salários dos funcionários a reposição foram apresentados na sessão do dia 29 de maio. As propostas foram encaminhadas as comissões, que deram pareceres favoráveis, e na sessão de ontem aprovados.
Além da reposição salarial, os parlamentares aprovaram ainda 11 indicações como a que pede a construção de uma praça de lazer no bairro Alto da Glória, do vereador Mauro Garcia (PPS); a orientação de pedestres, ciclistas, motoqueiros e motoristas, que trafegam na avenida dos Ingás, que será feita pela guarda municipal, sobre os cuidados no trânsito, de autoria do vereador Chicão do Varejão (PFL); a transformação dos canteiros das avenidas Tarumãs, Sibipirunas e Itaúbas, em frente ao Pronto Atendimento (PA), em estacionamentos, pedido feito por Gilson de Oliveira (PP), e a construção de uma biblioteca no bairro Jardim Boa Esperança, uma indicação do vereador Juarez Costa (PMDB).
Já a indicação que solicita a instalação de radares eletrônicos de velocidade nas principais ruas de Sinop, do vereador Tião da São Camilo (PMDB), foi retirada. A proposta não foi votada a pedido do próprio vereador. “Vamos mudar a redação e ao invés de radares colocar lombadas eletrônicas, pois a instalação de radares já está ultrapassada e torna-se inviável para o município”, justificou a decisão. A indicação, conforme Tião, deve voltar à pauta na próxima sessão.
O projeto que altera a lei complementar 004/2001 que torna obrigatório a canalização e aterramento das galerias de águas pluviais, de autoria do vereador José Pedro Serafini, “Pedrinho” (sem partido), foi encaminhado as comissões.