Amanhã, a Câmara de Sinop fará a segunda audiência pública para discutir o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. Este será o segundo evento para tratar sobre as metas estabelecidas no plano para desenvolvimento do município nos próximos dez anos. As discussões terão início às 17 horas, no plenário.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Jair Pessine, que também participa das discussões, antecipou que na audiência dessa quinta, os principais pontos questionados ontem (24), serão debatidos mais detalhadamente. “Traremos aquilo que foi solicitado mais especificamente que é a questão de construção do código de obras, recursos, taxa de ocupação, aproveitamento de terrenos, vamos trazer a tabela claramente e apresentá-la”, explicou. “Vamos ficar à disposição para esclarecimentos de uma forma genérica”, garantiu referindo-se a possíveis questionamentos em outras áreas.
Assim como no primeiro encontro, a Comissão de Obras, Viação e Serviços Urbanos, formada pelos vereadores Tião da São Camilo (PMDB), presidente, Sinéia Abreu (PSDB), relatora, e Mauro Garcia (PPS), membro, irá coordenar os trabalhos. Tião da São Camilo informou que o secretário de Finanças, Astério Gomes, também deverá participar do evento. Segundo ele, o objetivo é que o secretário esclareça possíveis dúvidas quanto aos direcionamentos tributários contidos no Plano Diretor (PD). “Esperamos que a população volte a participar dessa audiência como na anterior, pois estamos discutindo o futuro do nosso município e é tão importante quanto a primeira”, convocou Tião.
A primeira audiência superou as expectativas. Representantes de entidades (associações, clubes de serviço, conselhos, bairros, entre outras), profissionais liberais, alunos, acadêmicos e população em geral praticamente lotaram o plenário da casa. Além de conhecerem um pouco sobre as diretrizes traçadas, como uso e ocupação do solo, expansão urbana e rural, turismo, saneamento básico, entre outras, os participantes fizeram perguntas e apresentaram sugestões que serão analisadas pela comissão. As propostas poderão ser incluídas no PD, por emendas, apresentadas pelos vereadores.