O presidente da câmara de Lucas do Rio Verde, Airton Callai (PSD), está em Brasília onde conversou, hoje, com o secretário de Educação Superior (SESU), Paulo Speller, sobre a possibilidade de ser implantado um campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Lucas. Speller foi reitor da UFMT. Ainda não há resposta do governo sobre a reivindicação.
Callai disse, ao Só Notícias, que reforçou junto ao Ministério da Educação, um dos pólos dos três que serão abertos em Mato Grosso. “Acredito que Lucas do Rio Verde mereça uma das três vagas pela demanda de alunos e pelo crescimento do município que é de 12%”, declarou. Ele também se reuniu com senadores e deputados federais da bancada para pedir apoio quanto ao pleito.
O presidente também disse que Lucas já conquistou o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e, para que continue no caminho do crescimento e desenvolvimento, é preciso dar continuidade ao fortalecimento da educação com a implantação de um campus federal que também atenderá a região, o que consequentemente trará melhor qualidade de vida para suas famílias, além de qualificação profissional da mão de obra para o mercado interno.
Caso seja atendido o pedido já há um local pré-definido para a instalação do campus, que é próximo a prefeitura. Quantos aos cursos que poderão ser implantados, ele disse que foram feitas duas pesquisas uma que seria para saber quais os que atenderiam a demanda do município e quais os estudantes preferem.
Na primeira quizena de dezembro será feita uma reunião com a bancara, reitora e vice da UFMT e representantes do governo para pedir que uma equipe da universidade vá conhecer Lucas do Rio Verde.
Conforme Só Notícias já informou, o Projeto de Lei nº. 379/2011 que trata da implantação do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde foi protocolado na Câmara Federal em 10 de fevereiro de 2011.