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Dorner reforça com governador e prefeitos mobilização política pela Ferrogrão em encontro com ministro

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Só Notícias/David Murba (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner (Republicanos), aproveitou o encontro com o governador, Mauro Mendes, esta manhã, que esteve em Lucas do Rio Verde inaugurando obras, e reforçou convite para ele e prefeitos estarem no movimento em apoio a construção da Ferrogrão (corredor ferroviário de exportação do Brasil pelo Arco Norte, ligando Sinop até os portos de Miritituba, no Pará), no próximo dia 21, com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Os processos para implantação do empreendimento estão paralisados, desde março, por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que acatou pedido feito pelo Partido Solidariedade e Liberdade (Psol). Ao deferir a liminar, o ministro entendeu que a exclusão de 862 hectares do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, para passagem da ferrovia, não poderia ter sido concretizada por meio de Medida Provisória (MP) e demandaria a promulgação de “lei em sentido formal”.

Dorner ainda defendeu a competição entre companhias ferroviárias, gerando redução no custo logístico para o agro, tirando o privilégio de monopólio a uma única empresa.” Há, mas está vindo outra ferrovia de encontro! Beleza, pode vir. Pode vir uma, pode vir duas, quatro ferrovias, queremos muito mais que isso. Queremos que venha para competição, não uma que venha e diga eu sou o dono. Com as ferrovias competindo quem ganha é o produtor, é o nosso município”, defendeu.

O projeto da ferrovia prevê a conexão, com 933 km de trilhos e investimentos na ordem de R$ 25 bilhões, entre a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Pará, desembocando no Porto de Miritituba.

O governador Mauro Mendes também já fez chamamento para expansão da Ferronorte, que tem principal base em Rondonópolis (fazendo ligação com São Paulo) que ligará a Cuiabá (extensão aproximada de 200 km) e, posteriormente, a Nova Mutum (cerca de 200 km da capital) até Lucas. Deverão ser investidos cerca de R$ 12 bilhões para operação em 40 anos. Com isso, deverá gerar mais de 235 mil empregos, mais de 700 quilômetros de trilhos com 60 pontes e viadutos.

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