A Prefeitura de Sinop ainda aguarda uma definição do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre a assinatura do convênio, de R$ 39 milhões, para implantação da rede de esgoto em 40% da cidade. O banco ainda não definiu a data mas confirmou, por meio da assessoria, que logo após a assinatura vai liberar os recursos.
O prefeito Nilson Leitão destacou que encaminhou toda a documentação necessária e, inicialmente, esperava que fosse assinado ainda na semana passada. O projeto foi aprovado ano passado, mas a liberação da verba ficou impedida por liminares da comarca local, que apontou supostas irregularidades na licitação e superfaturamento, devido as acusações contra a construtora Gautama, vencedora da licitação.
Em novembro, após a confirmação que a empresa desistiu do contrato, o Tribunal de Justiça autorizou o município a receber o montante, que deve ser liberado em parcelas, mediante andamento da obra e vistorias de técnicos. Em contrapartida, a prefeitura investirá R$ 13 milhões.
Serão construídos 7.566 ligações domiciliares, beneficiando 38 mil habitantes, 162.896,15 metros de rede coletora, mais 1,5 km de emissário para chegar até a estação de tratamento, que terá capacidade para 90 litros por segundo.