Resolver a crise que afeta o setor madeireiro em Mato Grosso. Essa será a pauta da reunião que acontece em Brasília, na próxima quarta-feira, com os ministros do Meio Ambiente e da Integração, Marina da Silva e Ciro Gomes, respectivamente, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB) e o governador Blairo Maggi (PPS).
O presidente considera um avanço a prorrogação, por mais 90 dias, da Licença de Operação (LO) para o manejo da madeira. Ele espera que dessa reunião sejam efetivadas medidas que melhorem também a situação da agricultura, que “está engessada em alguns pontos por causa da questão ambiental”, complementou, ao reafirmar o compromisso da Casa com os setores produtivos de Mato Grosso.
“A Assembléia Legislativa vem acompanhando de perto todas as negociações, inclusive por meio de audiências públicas”, afirmou.
A questão – que se agravou com a deflagração da operação Curupira, já foi por diversas vezes discutidas com o segmento e representantes políticos. Silval defende a instituição de medidas urgentes e eficazes para tranqüilizar os trabalhadores do setor. O deputado argumenta também que esse problema desencadeia novas crises em outras áreas.
“Vamos a Brasília pressionar o ministro para estabelecer uma solução imediata e tranqüilizar o setor”, informou.
No mês passado, a Casa aprovou a criação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), que vai gerenciar a área ambiental de Mato Grosso.