
"O governador precisava fazer um movimento político e escolheu no momento, um partido, olhando para o futuro. Tem meu entusiasmo, embora não me deva nada, nenhuma satisfação, em ver a movimentação do governador faz neste momento. Parabéns ao governador Pedro Taques e ao PSDB", elogiou Blairo.
Blairo Maggi estaria de malas prontas para deixar o PR e entrar no PMDB. As articulações com a cúpula nacional peemdebista já teriam sido feitas mas Blairo ainda não confirmou quando deve mudar de partido. O PR, assim como o PMDB, estão na base aliada do governo Dilma Rousseff (PT).
O senador José Medeiros (PPS), que herdou a vaga de Taques, disse que sua sigla também havia convidado o governador para se filiar. "Parabéns a Taques e ao PSDB".
O senador Jose Agripino (DEM-RN) também falou, durante aparte no discurso de Aecio. "Tenho inveja de v.excia. de receber Pedro Taques com quem convivemos 4 anos e por admiração especial pela envergadura moral. Ele tem muita coragem. É governador do Estado e todo governador precisa de amparo do governo central. Ele fez opção partido de oposição e sabe que é possível que isso tenha consequências (com governo federal) sobre transferências de recursos, empréstimos. Mas ele olha para frente. Ele muda agora, saindo de um partido e tomando iniciativa de mudar para partido de oposição. Me sinto gratificado por sermos oposição e me contratulo com a coragem cívica do Pedro Taques", declarou.
O senador Acir Gurgacz, líder do PDT, lamentou a saída do governador. "Mas pontuo a importância que Taques teve para o PDT não só aqui no Senado mas lá no Mato Grosso. Desejo sucesso a ele. Tenho certeza que seu coração continuará sendo pedetista", discursou.
O presidente do PSDB, Aecio Neves, ainda em seu discurso, declarou que "torna pública a extraordinária contribuição para que Pedro Taques chegasse ao PSDB do presidente estadual, deputado Nilson Leitão", "que se dedicou ao longos de todos os últimos meses a inúmeras conversas onde que as convergências fossem se aflorando e temos hoje esse momento raro de comemorar" " sua filiação".
O presidente do Senado, Renan Calheiros, também cumprimentou Aécio e o PSDB pela filiação de Taques a quem classificou de "grande liderança, nós todos temos enorme respeito por ele",
(Atualizada às 23:25hs)


