quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Blairo cobra de Lula em Cuiabá revisão no pacto federativo

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está discursando neste momento na solenidade de inauguração da Linha de Transmissão de Energia Elétrica Coxipó-Cuiabá-Rondonópolis (sistema LT 230 kV). Segundo Lula, a obra é a prova de que as Parcerias Público-Privadas (PPP) têm tudo para funcionar no Brasil.

A linha de transmissão de energia elétrica tem uma extensão de 180 km, ligando a subestação da Eletronorte, no bairro Coxipó, em Cuiabá, à cidade de Rondonópolis. O empreendimento executado por meio do modelo de Parceria Público-Privada (PPP) terá um investimento de R$ 116,6 milhões. As empresas vencedoras do leilão realizado pela Eletronorte, no dia 23 de setembro de 2003, e que formam o Consórcio Amazônia-Eletronorte Transmissora de Energia S/A entraram com 51% do capital e os outros 49% da Eletronorte.

A solenidade começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela orquestra de flautas formada por crianças e jovens do bairro Jardim Vitória, que participam do projeto Flauta Mágica.

Em seguida, o empresário Mauro Mendes, da Bimetal, uma das empresas que integram o Consórcio Amazônia-Eletronorte, iniciou as falas das autoridades, enfocando a importância da instalação da rede de transmissão de energia elétrica. Após a fala do empresário, já falaram o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, e o governador Blairo Maggi.

Em seu discurso, o governador Blairo Maggi reivindicou do presidente a revisão do Pacto Federativo, que segundo ele tem sido muito injusto com os Estados. Lula disse estar de acordo com o governador Blairo Maggi, mas afirmou que a revisão do Pacto depende da convergência de interesses de todos os governadores, o que é difícil de acontecer.

A última vez que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Mato Grosso foi há três anos, em 21 de agosto de 2002, durante a campanha eleitoral. Em 2003, houve articulação de petistas do Estado para programar visita do presidente, fato não consumado devido agenda concentrada em Brasília na fase de adaptação do governo.
Na visita, Lula criticou o ex-presidente FHC por não priorizar a pavimentação da BR-163, discurso das campanhas de 94 e 98 do tucano. O então candidato chegou a mencionar a rodovia e outros eixos de escoamento da produção como fundamentais para o desenvolvimento, um dos motes de suas falas de campanha.

A Polícia Militar registrou na ocasião a presença de cerca de 2,5 mil pessoas no arrastão no centro de Cuiabá.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE