PUBLICIDADE

Blairo, bancada e prefeito discutem área para Embrapa em Sinop

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi reuniu-se hoje com os senadores Jayme Campos, Serys Slhessarenko, os deputados federais Carlos Bezerra, Carlos Abicalil e Homero Pereira, além do prefeito Juarez Costa e técnicos da Embrapa para tratar da área destinada a construção do centro de pesquisas da Embrapa Mato Grosso em Sinop. A reunião foi no Palácio Paiaguás e foram discutidas as alternativas, valores das áreas e detalhado o projeto técnico do centro que desenvolverá pesquisas agrícolas para fortalecer o agronegócio na região Norte e no Estado. A área onde deve ser implantado fica ao lado do aeroporto. O governador Blairo Maggi disse que o Estado não dispõe de recursos para a compra dos mil hectares pleiteados.

“Mas o Estado vai nos ajudar a viabilizar uma permuta. A prefeitura tem 200 hectares ao lado do aeroporto que vamos permutar por uma área vizinha ( de um fazendeiro que reside em Primavera do Leste). É um tamanho suficiente para abrigar a estrutura física e serem feitas as primeiras pesquisas”, explicou, ao Só Notícias, o prefeito Juarez Costa. “Depois, vamos buscar a doação para a prefeitura de uma área do antigo Instituto Brasileiro do Café, no Alto da Glória, e o próximo passo será fazer outra permuta com o fazendeiro e chegarmos aos mil hectares que pretendemos destinar exclusivamente para o centro de pesquisas da Embrapa”, acrescentou Juarez.  A intenção é viabilizar 800 hectares ( 300 deles área de reserva, com mata fechada).

“Inicialmente, estamos tentando fazer a troca de áreas, sem fazer desembolso financeiro. Tanto o Estado quanto a prefeitura não têm como comprar a área ( o valor pedido não foi informado), mas estamos tendo ajuda do governo e da bancada federal”, acrescentou. “O governador e o vice Silval estão nos ajudando e até sexta-feira pretendemos bater martelo nos primeiros 200 hectares. Vou me reunir nesta terça-feira com os vereadores, detalhar toda esta negociação”, finalizou o prefeito.

A equipe técnica da Embrapa aceitou o local proposto pela prefeitura e pretende finalizar o projeto, estar com a área toda legalizada, até o final do ano para iniciar a construção. Incluindo os equipamentos para pesquisas, serão investidos R$ 12 milhões. A unidade terá 5 mil m2 de área construída com laboratórios, auditório, biblioteca, salas de reuniões e de trabalho, garagens e oficinas. Serão erguidas também estação meteorológica de alta precisão e casa de vegetação entre outras estruturas de suporte para execução de pesquisas. 101 profissionais estarão trabalhando na unidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE