O secretário de Estado de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti, esteve nesta segunda feira (27.08) em São Paulo para ministrar uma palestra aos diretores do International Finance Corporation (IFC), que é o braço privado do Banco Mundial no Brasil, sobre a operacionalização dos Consórcios Rodoviários na pavimentação de rodovias em Mato Grosso. Foi a primeira reunião para tratar do assunto.
O interesse nas parcerias público privadas (PPPs) e a maneira que elas vêm dando certo aqui no Estado surgiu durante a visita que o governador, Blairo Maggi, realizou à sede do Banco Mundial, localizada em Washington – Estados Unidos. Naquela oportunidade o governador havia feito uma explanação sobre a modalidade.
Os diretores do IFC que na época estavam presentes se mostraram interessados em conhecer mais sobre o assunto e em estudar formas de financiar estes consórcios. No caso de um acordo, o financiamento será para os produtores rurais.
Durante a palestra realizada ontem, o secretário Vilceu Marcheti, falou aos diretores sobre a maneira com que os consórcios são administrados e o cuidado que o Estado tem, para que os recursos arrecadados não sejam desviados para outro setor que não seja a pavimentação e a manutenção das estradas.
Marcheti analisou a explanação como positiva e disse acreditar a partir de agora da na ampliação das possibilidades do IFC financiar a pavimentação de novos trechos em Mato Grosso.
Na reunião ficou definido que juntos, Estado e IFC, por meio de reuniões discutirão propostas, e acima de tudo, uma maneira para que financiamento saia do papel. Novos encontros devem ocorrer nos próximos meses para debater o assunto.