segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Banco Mundial analisa projetos ambientais de Colíder

PUBLICIDADE

O Banco Mundial (Bird) está avaliando o financiamento do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Arborização de Colíder. O programa, totalmente desenvolvido pela prefeitura local, é composto por dois projetos ambientais do município. A previsão é de que a duração do programa seja de dois anos. Para a primeira fase está prevista a liberação do organismo internacional de R$ 1,7 milhão, sendo R$ 1,2 milhão só para o Projeto de gerenciamento de resíduos sólidos. O projeto também prevê contrapartidas da própria prefeitura e dos governos do Estado e da União.

O interesse do Banco em financiar o Programa foi despertado pela apresentação realizada pelo prefeito de Colíder, Celso Banazeski, durante a 1ª Quinzena Cultural Mato-grossense Cores e Sons do Pantanal, que ocorreu na semana passada em Washington (EUA). No dia três de novembro, o prefeito de Colíder ministrou palestras sobre os dois projetos. A palestra foi assistida por cerca de 60 pessoas, entre reitores de universidades, profissionais da embaixada brasileira nos EUA e representantes do Bird. “Os representantes do Banco ficaram bastante interessados nos projetos, que inclusive já foram para estudo de um possível financiamento”, adianta o prefeito.

Durante a viagem o prefeito visitou duas prefeituras norte-americanas, a de Rockville e Alexandria. Nesses locais pôde trocar experiências com os administradores públicos e observar de perto o modelo de gestão adotado nas cidades. “São prefeituras modernas com sistema avançado e dinâmico de gestão”, explica Banazeski.

Já de volta ao município de Colíder, na manhã de segunda-feira, o prefeito realizou uma reunião com os secretários municipais, e marcou uma audiência pública para exibir os projetos ambientais para a população. Banazeski pretende mostrar aos moradores de Colíder os resultados alcançados com essa viagem. A audiência ocorre no dia 16 de novembro.

O prefeito deseja ainda realizar a mesma palestra apresentada nos Estados Unidos em Mato Grosso, ou na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) ou na Assembléia Legislativa. “Esses projetos são fundamentais para a nova necessidade do Estado, e da mesma forma que fui convidado a palestrar lá fora, quero mostrá-los aqui no meu Estado”, afirma.

O programa é composto por dois projetos, sendo um Sistema de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Colíder, que pressupõe a instalação de uma Usina de Triagem e Compostagem (UTC), de um incinerador para lixo hospitalar e de um aterro sanitário. Além disso, será necessária a implantação de uma cooperativa de trabalhadores para operar a UTC, gerando emprego e renda para a população. Nessa usina de resíduos sólidos, com capacidade hoje para algo em torno de 15 toneladas por dia, tudo que for possível será transformado em adubo orgânico utilizado no programa de reflorestamento e assim diminuindo o volume destinado ao aterro sanitário.

O segundo projeto que integra o programa é o de Arborização Pública e Reflorestamento de Matas Ciliares de Colíder, cujo propósito é instalar o Centro de Fomento Florestal do município, com capacidade técnica para a coleta e multiplicação dos recursos genéticos das espécies de árvores nativas da região. O projeto irá funcionar em parceria com 14 aldeias indígenas. Os índios captam as sementes nas árvores em suas aldeias, levam até Colíder, que terá um laboratório de análise das sementes. A prefeitura paga os índios coletores e distribui as sementes nas áreas degradadas. A previsão é de arborizar 88 km de vias no perímetro urbano e 15 km de rodovias de acesso ao município, além de 240 hectares de áreas degradadas de matas ciliares (Córrego Jaracatiá, Rio Carapá – a área do atual lixão – e córregos próximos).

No dia 15 de outubro, os Programas Ambientais de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos e de Arborização Pública e Reflorestamento das Matas Ciliares, apresentados em Washington, foram noticiados pelo Globo Ecologia, da Rede Globo de Televisão, e depois reprisados na Rede Cultura e Globo News. A matéria enfocava a iniciativa de Colíder como um exemplo de combate ao desmatamento na Amazônia.

Celso Banazeski esta classificado entre os três maiores prefeitos de Mato Grosso empreendedores em uma avaliação realizada pelo Sebrae do Estado. O resultado oficial será conhecido no dia 10 de novembro, mas a classificação já é comemorada, afinal Colíder disputa com os 141 municípios mato-grossenses.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE