Acontece no próximo dia 11 (sábado), audiência pública promovida pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso para discutir a criação da Floresta Pública Estadual do Vale do Juruena. A sessão terá inicio ás 9 horas, na Câmara Municipal de Apiacás, município localizado a 687 km da capital, na divisa com os Estados do Amazonas e Pará.
A solicitação para a realização da audiência pública leva assinatura das Lideranças Partidárias do Legislativo estadual. De acordo com o primeiro-secretário da Casa, deputado José Riva (PP), precursor da iniciativa a criação da floresta é de suma importância para toda região e abre perspectivas para a retomada da economia na região.
“A importância dela não é apenas para o município de Apiacás, mas também aos municípios vizinhos e, principalmente, para a fauna e flora amazônicas, que muito ganharão com a criação da referida floresta”, destacou o parlamentar.
Conforme Riva, a AL está preocupada em ouvir os diversos segmentos da sociedade, interessados à criação da Floresta Pública. “O Parlamento não se pode furtar ao debate e esquivar de ouvir opiniões e relatos de técnicos envolvidos com o setor. Esta é a forma ideal de fazer política”, disse o deputado.
A floresta está localizada no extremo Norte, entre os estados do Amazonas e Pará, e representa uma barreira contra o Governo Federal que pretende obter mais de um milhão de hectares de terras pertencentes a Mato Grosso.
Somente em Apiacás seriam 72% dos seus 2.036,619 há, transformados em Parque Nacional. A reserva federal inviabilizaria seu desenvolvimento, como de outros municípios da região, pois está na madeira sua fundamentação econômica.
Para a audiência foram convidadas as seguintes autoridades e personalidades:
Governador do Estado; Secretário de Estado de Meio Ambiente; Secretário de Indústria e Comércio; Secretário Chefe da Casa Civil; Intermat; Deputados Estaduais; Deputados Federais; Senadores; Prefeitos e vereadores de Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta, Alta Floresta e Carlinda; Associação Mato-grossense dos Municípios; FIEMT; Ministério do Meio Ambiente; IBAMA; Sindicatos dos Madeireiros da região; Prefeitos e Vereadores de municípios do Amazonas que fazem fronteira com Apiacás.
PUBLICIDADE
Audiência pública debaterá criação da ‘floresta pública’no extremo norte
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE