sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Audiência pública debaterá criação da ‘floresta pública’no extremo norte

PUBLICIDADE

Acontece no próximo dia 11 (sábado), audiência pública promovida pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso para discutir a criação da Floresta Pública Estadual do Vale do Juruena. A sessão terá inicio ás 9 horas, na Câmara Municipal de Apiacás, município localizado a 687 km da capital, na divisa com os Estados do Amazonas e Pará.
A solicitação para a realização da audiência pública leva assinatura das Lideranças Partidárias do Legislativo estadual. De acordo com o primeiro-secretário da Casa, deputado José Riva (PP), precursor da iniciativa a criação da floresta é de suma importância para toda região e abre perspectivas para a retomada da economia na região.
“A importância dela não é apenas para o município de Apiacás, mas também aos municípios vizinhos e, principalmente, para a fauna e flora amazônicas, que muito ganharão com a criação da referida floresta”, destacou o parlamentar.
Conforme Riva, a AL está preocupada em ouvir os diversos segmentos da sociedade, interessados à criação da Floresta Pública. “O Parlamento não se pode furtar ao debate e esquivar de ouvir opiniões e relatos de técnicos envolvidos com o setor. Esta é a forma ideal de fazer política”, disse o deputado.
A floresta está localizada no extremo Norte, entre os estados do Amazonas e Pará, e representa uma barreira contra o Governo Federal que pretende obter mais de um milhão de hectares de terras pertencentes a Mato Grosso.
Somente em Apiacás seriam 72% dos seus 2.036,619 há, transformados em Parque Nacional. A reserva federal inviabilizaria seu desenvolvimento, como de outros municípios da região, pois está na madeira sua fundamentação econômica.
Para a audiência foram convidadas as seguintes autoridades e personalidades:
Governador do Estado; Secretário de Estado de Meio Ambiente; Secretário de Indústria e Comércio; Secretário Chefe da Casa Civil; Intermat; Deputados Estaduais; Deputados Federais; Senadores; Prefeitos e vereadores de Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta, Alta Floresta e Carlinda; Associação Mato-grossense dos Municípios; FIEMT; Ministério do Meio Ambiente; IBAMA; Sindicatos dos Madeireiros da região; Prefeitos e Vereadores de municípios do Amazonas que fazem fronteira com Apiacás.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar prende dois acusados de duplo homicídio em Mato Grosso

Um homem e uma mulher, suspeitos de duplo homicídio,...

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...
PUBLICIDADE