A reunião que definiria a composição das 13 comissões temáticas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso foi novamente adiada por haver o desencontro de agendas entre os deputados. Prevista para ser realizada na quinta-feira (05), foi adiada para a próxima terça-feira (10).
Para o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), a demora na definição coloca em risco os trabalhos do Parlamento, uma vez que, conforme o Regimento Interno, as comissões já deveriam estar montadas passados 15 dias do início da Legislatura, que se deu em 1º de fevereiro. “Nós já estamos chegando no meio de março e até agora nada”, critica.
Apesar disso, o republicano afirma que as discussões estão adiantadas entre os parlamentares, restando apenas a consolidação de pequenos detalhes. Para Emanuel, é improvável que a definição dos grupos se postergue por mais tempo.
Dilmar Dal’ Bosco (DEM), que também integra o grupo de quatro deputados que ficaram responsáveis pela organização da divisão dos cargos, no entanto, avalia que mudanças na definição prévia que os parlamentares já têm ainda podem ocorrer. Além deles, participam ativamente deste processo José Domingos Fraga (PSD) e José Carlos do Pátio (SD).
A demora na formação das comissões compromete, por exemplo, a tramitação do projeto de Reforma Administrativa do governo do Estado. O texto foi entregue no início do mês pelo Executivo aos deputados mais não tem previsão alguma de quando será apreciado, tendo em vista que, antes de ir a plenário, precisa passar por estes grupos no Legislativa.