PUBLICIDADE

Assembleia reinicia sessões ordinárias na próxima quinta-feira

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso volta a realizar, na 5ª feira (2), as sessões plenárias referentes ao ano de 2012. O presidente José Riva convida a população para participar da sessão solene que deve reunir autoridades de todo estado, a partir das 9 horas, para instalação da 2ª Sessão Legislativa da 17 º Legislatura.

Pelo menos 350 projetos de resolução aguardam para receber avaliação dos deputados. Dentre tais, estão os projetos nº 24/11, que Cria a Frente Parlamentar Antidrogas no Estado; nº 26/11, que cria procedimentos para elaboração de projetos de lei sobre redefinição de limites intermunicipais; o de número 06/11 que cria a Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio no Estado de Mato Grosso e ainda nº 117/11, que dispõe sobre a implantação da Procuradoria Especial da Mulher, no âmbito da Assembleia Legislativa.

O primeiro projeto visa buscar alternativas para prevenir a proliferação do uso de drogas no estado. Os autores, deputados Luiz Marinho (PTB) e Sebastião Rezende (PR) defendem que a implantação da Frente se justifica pelos crescentes casos de usuários de drogas em Mato Grosso. "Estamos diante do aumento sistemático do consumo de drogas, proibidas ou não, entre crianças e adolescentes em idade escolar. Por isso, julgamos ser necessário um trabalho efetivo e contínuo de prevenção" justificam os parlamentares.

O segundo projeto, de autoria da Mesa Diretora, o objetivo de solucionar problemas territoriais de Mato Grosso, desde os limites intermunicipais duvidosos, áreas territoriais que não pertencem a nenhum município até a existência de comunidades que se encontram localizadas mais distante da sede de seus municípios e mais próximas às sedes de outros municípios. "O importante é manter a população satisfeita com os trabalhos parlamentares. Em 2012 vamos continuar desenvolvendo ações em prol do interior do estado e das comunidades menos favorecidas", explicou o presidente da Mesa Diretora, José Riva.

A terceira proposta, que tem como autores o presidente José Riva (PSD) e o 1º secretário, deputado Sérgio Ricardo (PR), tem a meta de apoiar o comércio, por meio de ações mais justas, em especial as questões fiscais e tributárias que sobrecarregam a atividade. Tem por objetivo, ainda, debater de forma permanente os temas de interesse do comércio e valorizar o setor que gera milhares de empregos e tem papel importante no desenvolvimento do estado.

O último projeto citado nesta matéria, o de nº 117/11 é de autoria da deputada Luciane Bezerra (PSB), a proposta visa zelar pela participação mais efetiva de deputadas nos órgãos públicos ou privados, e nas atividades da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. "Vale ressaltar que a criação da "Procuradoria Especial da Mulher" contribuirá sobremaneira para a elaboração de políticas públicas voltadas para as mulheres e, sobretudo para o fortalecimento de nossa representatividade na política matogrossense e nacional", detalha a deputada.

As atividades legislativas voltaram a ser exercidas no início de janeiro de 2012, com o pleno funcionamento das unidades administrativas da Casa. De acordo com o Regimento Interno do Poder Legislativo, apenas as sessões plenárias voltarão a ser retomadas na próxima quinta-feira, dia 2 de fevereiro, quando os trabalhos em Plenário se reiniciam.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara de Nova Mutum reduz valor da verba indenizatória

Câmara Municipal de Nova Mutum aprovou, em sessão ordinária,...

MP destina R$ 2,2 milhões para implantar Corpo de Bombeiros em Paranatinga

O Ministério Público do Estado viabilizou R$ 2,2 milhões...

Nova Mutum cresce no índice de desenvolvimento de Assistência Social

O Índice de Desenvolvimento do Sistema Único de Assistência...
PUBLICIDADE