terça-feira, 1/julho/2025
PUBLICIDADE

Assembleia readmite 7 servidoras grávidas que foram exoneradas

PUBLICIDADE

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso sob o comando do tucano Guilherme Maluf teve que readmitir 7 servidoras que estão grávidas e foram exoneradas entre os 858 servidores por determinação da Mesa Diretora. Em entrevista à Rádio CBN Cuiabá, Maluf já tinha dito que a situação de cada servidor seria avaliada com cautela e de antemão citou o caso das gestantes que não poderiam ser demitidas. O ato com a nomeação das grávidas foi publicado no dia 13 no Diário Oficial do Estado (Iomat). A nomeação em cargos comissionados tem efeito retroativo ao dia 9.

Pelas leis trabalhistas, mulheres grávidas não podem ser demitidas durante a gestão e nem antes do término da licença-maternidade. No caso de servidoras gestantes em cargos comissionados, também existe o direito da estabilidade provisória. Em vários casos quando esse direito acaba desrespeitado, o Judiciário acaba acionado para decidir e os entendimentos, havendo inclusive recentes decisões do Supremo Tribunal Federal a respeito do tema, têm sido no sentido de que elas não podem ser exoneradas durante a gravidez e nem durante os 5 meses após o parto.

Quando comentou sobre as 858 demissões, o presidente da Assembleia, Guilherme Maluf disse que o caso de servidoras gestantes que estavam entre os exonerados já estava sendo revisto. Ele antecipou também que entre 200 e 300 servidores não devem retornar aos quadros funcionais da Casa. Atualmente, a Assembleia gasta R$ 10 milhões com a folha de pagamento e após o enxugamento nos quadros funcionais a expectativa é reduzir para R$ 7 milhões o gasto com pessoal.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE