sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Assembleia limpa vetos e pauta fica livre para votação do projeto de incentivos fiscais

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Jl Siqueira/arquivo)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso fez duas sessões ontem e os deputados trabalharam até quase meia noite para votar os mais de 30 vetos que obstruíam a pauta e impediam a votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 53/2019, que reinstitui e convalida os incentivos fiscais e promove uma minirreforma tributária no estado. A previsão é que ainda hoje o parlamento faça a primeira votação do texto original apresentado pelo governo e que no decorrer da semana seja apresentado um substitutivo integral elaborado pelos deputados.

A votação dos vetos era necessária porque a pauta estava sobrestada (suspensa) a pedido do líder do governo, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), que antecipou para evitar o trancamento da pauta em momentos críticos da votação do PLC 53. Na semana passada já haviam sido votados cerca de 20 vetos e ontem os mais de 30 restantes foram apreciados em duas sessões, uma ordinária e outra extraordinária.

Como última tentativa para atrasar a votação e pressionar o governo para conceder – em outra frente de reivindicações – os reajustes dos professores, os deputados de oposição Wilson Santos (PSDB) e os petistas Lúdio Cabral e Valdir Barranco utilizaram o tempo regimental de 15 minutos, cada um, para discutir cada veto. Foi o que arrastou o tempo até 23h55.
Com a liberação da pauta, a previsão é que hoje os parlamentares façam a primeira votação do PLC 53, respeitando o texto original do governo. A votação não impede a apresentação de textos substitutivos, o que está sendo preparado pelo parlamento, mas ainda restam ajustes a serem feitos, principalmente com representantes do comércio.

Mato Grosso, que não faz parte dos 22 estados que assinaram um convênio com o Confaz prorrogando o prazo para reinstituição até o final de agosto, tem até o dia 31 deste mês para aprovar o PLC 53. Se não fizer, os empresários ficam sem segurança jurídica e pedem os incentivos que já possuem.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senador de MT defende redução da maioridade penal após homicídios de motoristas de aplicativos

O senador Jayme Campos (União-MT) afirmou, em pronunciamento na...

Governador anuncia inteligência artificial para evitar desmatamento químico em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje que Mato Grosso...

STF autoriza criação de cadastro público de pedófilos e agressores de mulheres em Mato Grosso

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade,...

Governo autoriza obras em Complexo Viário para melhorar trânsito em Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) assinou...
PUBLICIDADE