segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Assembleia Legislativa quer concentrar sessões plenárias em dois dias da semana

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm, de Cuiabá (foto: Fablicio Rodrigues/arquivo)

A mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso trabalha para concentrar as sessões legislativas semanais em dois dias. Atualmente, o parlamento se reúne às terças, quartas (duas vezes) e quintas-feiras. Pela nova proposta, as reuniões seriam realizadas na terça à tarde e três nas quartas-feiras, de manhã, à tarde e à noite. A matéria foi lida ontem no plenário e o deputado Wilson Santos (PSDB) pediu vista ao projeto.

O parlamentar lembrou que na década de 1990 o calendário funcionava desta forma e, antes de solicitar o tempo para análise, criticou a propositura. “Realizar três sessões no mesmo dia precariza a qualidade das discussões. Quando cheguei ao legislativo, em 1991, já era esse calendário de sessões, de maneira que o deputado do interior, minimamente, permanece três dias na capital. É importante essa permanência, pois nós temos comissões na quinta, CPIs na quinta”, defendeu Wilson Santos.

Os parlamentares justificam a matéria dizendo que precisam de tempo para estarem presentes em suas bases eleitorais, principalmente no interior, e para atender outras demandas da população que não podem ser resolvidas em sessão plenária.

“[O projeto é] para que os parlamentares possam atender as demandas da população mato-grossense, tendo como se deslocar ao interior do Estado nos dias após a realização de tais sessões. Vale ressaltar que da forma que acontece hoje, os parlamentares ficam obrigados a ficarem durante toda a semana na capital não podendo atender aqueles menos favorecidos que residem no interior, deixando assim a população escassa de atendimento”, diz a justificativa do projeto.

O projeto já recebeu parecer favorável no núcleo de comissões temporárias e deve voltar à pauta nas sessões da semana que vem.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE