Política

Assembléia discute células-tronco e doações de cordão umbilical

Por indicação dos deputados Dilceu Dal Bosco e Humberto Bosaipo (ambos PFL), a Assembléia Legislativa realiza hoje, a partir das 9:00h no Auditório Milton Figueiredo da Assembléia Legislativa, audiência pública para discutir a criação do Banco Estadual de Células-tronco e a doação do cordão umbilical dos recém nascidos em hospitais da rede pública do Estado.

Bosaipo propôs a Criação do Banco Estadual de Células-tronco Pela proposta do parlamentar, os hospitais habilitados ao atendimento de gestante e realização de partos, ficam obrigados a coletar e armazenar o sangue do cordão umbilical de todos os recém-nascidos, abastecendo o banco público de cordões umbilicais, a ser criado pelo governo.

Já o projeto de Dilceu regulamenta a doação do cordão umbilical dos recém-nascidos em hospitais da rede pública de Mato Grosso. De acordo com a proposta as mães deverão ser consultadas e terão que autorizar a coleta de sangue.

Segundo o deputado Dal’ Bosco “a audiência vai possibilitar que a sociedade organizada busque a melhor maneira de adequar o estado para receber as pesquisas que estão que estão sendo chamadas de células da esperança”, disse.

Os projetos dos dois deputados estão respaldados pela Lei de Biossegurança, aprovada no Brasil em 3 de março deste ano.