Na sessão matutina de hoje (08) os deputados votaram e mantiveram quatro vetos do Poder Executivo sobre projetos de autoria de deputados da Casa. Também foi derrubado um dos vetos, sobre projeto do deputado Zeca D’Ávila (PFL), sobre o qual já havia um entendimento prévio com o Governo do Estado. Cinco vetos tiveram a pauta invertida a pedido dos parlamentares e devem retornar nas outras duas sessões hoje à tarde e à noite.
O veto derrubado foi sobre o projeto 02/05 que estabelece diretrizes da Política Estadual de Prevenção e Controle do Câncer. D’Ávila informou aos colegas deputados que conversou com o então secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado e que, em entendimento com o governador Blairo Maggi, este liberou a bancada para derrubar o veto e garantiu que o projeto seria sancionado. O acordo foi confirmado pelo líder do governo na Assembléia, deputado Mauro Savi (PPS).
Outros vetos constavam na pauta, mas o primeiro secretário da Casa, deputado José Riva (PP), solicitou que fossem retirados da votação todos os vetos sobre projetos que pedem estadualização de rodovias. Segundo o parlamentar, o assunto é muito importante, porque os municípios não têm condições de cuidar dessas estradas. Com a inversão de pauta, Riva buscaria discutir o caso com o governador para tentar um consenso. O presidente da Assembléia, deputado Silval Barbosa (PMDB), deferiu o pedido e retirou os vetos da pauta.
Além dos vetos, foram aprovados o Projeto de Resolução que altera a data das sessões na Assembléia; dois requerimentos de autoria de Zé Carlos do Pátio (PMDB) para realização de duas audiências públicas (uma para discutir a reforma agrária e outra para discutir o desenvolvimento sustentável da região sul); e um requerimento de lideranças partidárias para realizar uma sessão itinerante em Comodoro, no dia 9 de maio.
O plenário aprovou ainda duas moções de aplauso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher ( José Riva e Dilceu Dal’Bosco/PFL); uma moção de aplauso à professora Cleonice Terezinha Fernandes, que participou de uma missão de um ano no Timor Leste, trabalhando com alfabetização (Ságuas Moraes/PT) e ainda uma moção de aplauso pelo exemplar trabalho desenvolvido pela Escola Municipal Carinha de Anjo (João Malheiros/PPS).
Confira a lista dos vetos que entraram em pauta: