O governador Blairo Maggi determinou à construtora responsável pelas obras em trechos da BR-163, a agilidade necessária para a conclusão das obras em trechos da rodovia federal, de responsabilidade da União. O Governo teme que o período de chuva no final do ano atrapalhe a pavimentação. O prazo para conclusão é de 90 dias. Com a insistência do Governo do Estado, a obra, planejada para outubro de 2006, será antecipada em um ano.
“Vamos ver se em 90 dias concluímos a obra. Já recomendei à construtora para que concentre trabalho na BR-163. Vamos trabalhar dia e noite para que em 90 dias possamos inaugurar esse trecho”, afirmou sobre previsão da pavimentação estar pronta no começo de dezembro.
No sábado , Maggi, prefeitos e parlamentares lançaram em Terra Nova do Norte (a 675 Km ao Norte de Cuiabá) a retomada de asfaltamento de 34,1 Km em trechos da rodovia, entre o município, Peixoto de Azevedo, distante 16 Km do local do lançamento e Matupá (a 695 Km da Capital).
Embora de responsabilidade do Governo Federal, a obra de R$ 14 milhões teve liberados R$ 4,5 milhões pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, após cobranças do governador ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reunião em Brasília, no ministério. Uma parte da pavimentação já foi realizada, no total de 12,5 Km, entre Nova Santa Helena e Terra Nova do Norte, e este município e Peixoto de Azevedo.
O governador também disse aos habitantes, prefeitos e parlamentares presentes ao lançamento que, mesmo com a obra em execução, não fez questão antes de lançá-la, pois havia um sentimento de falta de crédito da população quanto à pavimentação reclamada para a rodovia há 20 anos.
“Quando assumi o governo em 2003, fiz o contrário, começamos muitas obras, não lançamos elas. Porque o que acontecia em todo o Estado é que lançavam obras e não concluíam”, recorda. “O Governo de Mato Grosso não tinha credibilidade. Houve caso em que foram entregues chaves de veículos, mas não se entregou o veículo”.
Os recursos para trecho da rodovia federal também serão utilizados para asfaltar via urbana de acesso da cidade à BR-163. Na solenidade, o governador entregou ainda uma chave de maquinário recuperado para a prefeitura de Terra Nova do Norte.
O secretário da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot, citou o custo baixo da obra, mesmo sendo de cunho federal. “O administrador público precisa ter responsabilidade, com zelo do dinheiro arrecadado do contribuinte. Não tem obra federal de rodovia em Mato Grosso com preço menor que R$ 800 mil o quilômetro; e esta vocês sabem. Os vinte quilômetros que faltam será por menos de 12 milhões”, comparou.
“A população desta região sonhou com esta obra e agora está aqui, ela se torna realidade a todos os habitantes do extremo Norte de Mato Grosso”, disse eufórico, por saber das lutas de deputados, prefeitos e lideranças da sociedade civil.