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Asfaltamento da BR-163 do Nortão a Santarém ganha mais incentivos

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A pavimentação da BR-163 ligando a região Norte de Mato grosso (divisa do Pará) até Santarém (PA) , onde está o porto, foi uma das obras contemplada no ‘Projeto Piloto de Investimento (PPI) ‘que seleciona as metas de investimentos a serem feitos pelo Governo Federal, que colaborem com o desenvolvimento do país. A confirmação foi feita pelo Comitê da Associação de Desenvolvimento Regional para Conclusão da BR-163 (Comitê BR-163). Segundo a entidade, o projeto vai fortalecer as cobranças para que a obra seja executada emergencialmente. O PPI é uma proposta piloto do FMI (Fundo Monetário Internacional) para tratamento diferenciado do investimento em relação ao superávit primário. Por ele são indicados os projetos em que são feitos investimentos públicos com rápido retorno econômico.

A pavimentação da BR-163 se encaixou nas exigências para ser contemplada pelo PPI, entre elas de ser de alto impacto econômico, privilegiar a área de transporte, ter relevância estratégica no Plano Plurianual do Governo e com com previsão de conclusão até 2007. Baldo acrescenta que os recursos liberados para projetos contemplados são de R$ 4 bilhões.

A cobrança da pavimentação da rodovia vem sendo feito há alguns anos e a última previsão é de que as obras iniciem até o ano que vem. São aproximadamente 900 km entre a divisa de Mato Grosso e o porto de Santarém. Cerca de 54 km entre Guarantã do Norte e a divisa com o Pará devem ser pavimentados em breve. A ordem de serviço para início da obra já foi efetuada, por uma parceria entre Governo do Estado e Federal.

A obra vai facilitar e reduzir os custos para o escoamento da safra agrícola e da madeira do Nortão, gerando uma economia aproximada de US$ 30/tonelada de frete. Atualmente o escoamento é feito pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

Na semana que vem uma comissão ( com produtores, empresários e lideranças de outros segmentos) também deve participar de audiências nos Ministérios do Meio Ambiente e Transportes, Casa Civil e Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), em Brasília, para reforçar as cobranças.

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