PUBLICIDADE

Santos perde para Figueirense e se distancia da ponta

PUBLICIDADE

O Santos não teve um bom recomeço no Campeonato Brasileiro. Apesar de ter jogado melhor que o adversário, o Peixe foi derrotado pelo Figueirense por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, em Florianópolis. O time do técnico Wanderley Luxemburgo buscou o ataque o tempo todo, mas vacilou na defesa em duas oportunidades e acabou levando os gols de Soares e Cícero. Rodrigo Tiuí descontou para os visitantes.
Com a vitória, o Figueira manteve o tabu de não perder para o Santos no Orlando Scarpelli desde o dia 13 de março de 1997. De lá para cá, foram quatro compromissos realizados no estádio, todos com vitória da equipe local. Apesar da derrota nesta quarta, o Peixe se manteve na quinta posição do Nacional, mas a distância para o líder Cruzeiro aumentou para seis pontos. Já o Figueira pulou para o sexto lugar, com 18 pontos, mesmo número do Santos.

Apesar do recesso de 38 dias do Brasileirão, as equipes apresentaram um ritmo bastante movimentado desde o início da partida. No primeiro minuto de jogo, Cícero arriscou da intermediária e deu trabalho para o goleiro Fábio Costa, que espalmou para o meio da área. O atacante Schwenck tentou aproveitar o rebote, mas foi abafado pelo arqueiro santista. O Peixe respondeu com dois chutes de fora da área de Rodrigo Tabata. Em seguida, aos nove, Rodrigo Tiuí recebeu em velocidade e mandou para as redes, mas o árbitro anotou impedimento do atacante.

A partida seguiu em ritmo acelerado, e a equipe local conseguiu abrir o placar aos 21 minutos. Rodrigo Souto fez ótimo lançamento para Soares, que aproveitou a falha do sistema defensivo do Peixe para avançar e tocar no canto oposto do goleiro Fábio Costa. O gol animou os donos da casa, que tiveram ótima oportunidade de ampliar em seguida. A defesa santista saiu jogando errado, Soares ganhou a bola e dividiu com Wendel e Domingos. O árbitro anotou pênalti, mas Schwenck cobrou para fora.

O técnico Wanderley Luxemburgo não perdeu tempo e tratou de mudar o esquema tático da equipe ainda no primeiro tempo. O zagueiro Domingos deixou o campo para a entrada do meia André. O Peixe melhorou no jogo e criou boas chances de igualar o marcador. Aos 34, Dênis alçou bola na área para Wellington Paulista, que cabeceou forte e exigiu boa defesa de Andrey. Nos minutos finais da etapa, Wendel bateu da entrada da área e carimbou a trave do time local.

O Figueirense se assustou com os avanços do Peixe, que seguiu pressionando até o término da etapa. Depois de ótima jogada individual de Tabata, Rodrigo Tiuí não alcançou o bom cruzamento da direita. Os visitantes ainda arriscaram mais vezes em jogadas pelo alto, mas, apesar da bobeira dos zagueiros do Figueira, Andrey mostrou que estava atento e conseguiu cortar possíveis problemas.

A pressão do Santos foi ainda maior no segundo tempo. O jogo passou a ser disputado praticamente no campo defensivo do time catarinense, e Luiz Alberto cabeceou no travessão logo aos quatro minutos de bola rolando. A ofensividade do Peixe surtiu efeito aos 12. Dênis fez boa jogada pela direita e passou para Wellington Paulista, que cruzou para Rodrigo Tiuí arrematar para as redes.

No momento em que o Peixe dominava amplamente o jogo, o Figueirense conseguiu voltar à frente no placar. Aos 19, depois de cobrança de escanteio, Manzur furou e a bola sobrou para Cícero, que bateu rasteiro. A bola ainda desviou em Luiz Alberto antes de enganar Fábio Costa.

Apesar do gol, a tônica do jogo não mudou, e o Alvinegro praiano manteve a pressão no ataque. Luxemburgo, inclusive, sacou o volante Wendel para a entrada de Fabiano, que formou o trio ofensivo ao lado de Tiuí e Renatinho, substituto de Wellington. O goleiro Andrey ainda salvou o Figueira de uma cabeçada de Luiz Alberto nos minutos finais, garantindo os três pontos no estádio Orlando Scarpelli.

O Santos volta a campo no domingo para encarar o São Caetano, no Anacleto Campanella. Na ocasião, o técnico Luxemburgo deverá contar com o retorno do lateral-esquerdo Kléber, que apenas aguarda a inscrição de seu nome no Boletim Informativo Diário da CBF para voltar a campo. Já o Figueira enfrenta o São Paulo, no sábado, no estádio do Morumbi.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bahia recua de contratação de Pitta após Cuiabá pedir R$ 38 milhões

O Bahia desistiu da contratação de Isidro Pitta após...

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...
PUBLICIDADE