No próximo dia 23, os Cartórios Eleitorais de toda a região estarão com suas atenções voltadas para as eleições do Referendo do Desarmamento. O horário de início é às 08:00h, quando todas as urnas eletrônicas estarão recebendo votos dos eleitores.
Até às 17:00h, os brasileiros poderão dar sua opinião se são a favor ou contra o comércio de armas no país. Após esse horário terá início a apuração dos votos registrados.
A Comarca Eleitoral de Sorriso fará a apuração de todos os votos no Ginásio Olímpico Domingão. Ao todo, serão transmitidos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os votos de 112 urnas, sendo que 15 são do Cartório Eleitoral de Nova Ubiratã e 97 de Sorriso.
A previsão do Cartório Eleitoral de Sorriso é que a apuração termine por volta de 23:30h. “Na verdade, não podemos estimar um tempo exato. O que existe é um tempo médio, baseado nas eleições de 2004. O que é certo, é que os dados de algumas urnas devem chegar aqui em Sorriso somente após às 21:00h, por causa da distância entre Sorriso e Nova Ubiratã”, afirmou, ao Só Notícias, o juiz eleitoral de Sorriso, Cláudio Roberto Zeni Guimarães.
A transmissão será feita por meio dos disquetes retirados das urnas. Eles serão transportados por um coordenador designado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A maioria das urnas já retornarão para o Cartório de Sorriso no domingo e só serão encaminhadas para o Ginásio Domingão no caso dos disquetes apresentarem algum problema técnico.
Já neste sábado, todas as urnas serão levadas para os locais de votação e ficarão sob a responsabilidade do presidente da seção eleitoral. Elas serão ligadas no domingo às 07:00h.
Na 43ª Zona Eleitoral de Sorriso existem 36.127 mil eleitores registrados, distribuídos em 4.372 de Nova Ubiratã e 31.754 de Sorriso.