Os parlamentares conduziram a sessão ordinária encerrando as discussões sobre os projetos que tratam de aumento de salários e reestruturação de carreira da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Após quase 80 dias de debates e ajustes das matérias, foram votadas e aprovadas, com dispensa de pauta para a última votação. Isso significa que na próxima semana, as três matérias terminam o trâmite no Legislativo e já estarão aptas a serem despachadas para sanção governamental.
A definição dos projetos foi feita ontem, em reunião entre os deputados e Blairo Maggi. Com o acordo, cabos poderão ascender na carreira e chegar a sub-tenente. O realinhamento salarial foi concedido apenas para oficiais da PM e Corpo de Bombeiros, e será aplicado em setembro deste ano. Pelo acordo firmado entre o Executivo, o Legislativo e a categoria, o reajuste salarial para os praças será discutido somente no período de janeiro a março de 2008.
As discussões rumam agora para a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que já está sob análise parlamentar. O presidente da Casa, deputado Sérgio Ricardo, chamou atenção os gastos do Governo do Estado em 2008, tendo em vista que a classe dos praças não foi contemplada neste primeiro momento. “A Assembléia é e sempre será um poder independente e que não irá se furtar das discussões. Encerramos um ciclo com esta categoria, mas muito em breve teremos que nos posicionar novamente em prol de outras, inclusive revendo a situação dos praças que deverão ser beneficiados num segundo momento”, explicou o presidente.
(Atualizada às 14h23)