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Aprovado projeto de ponte para passagem de ferrovia entre Mato Grosso e Goiás

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Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou hoje o projeto executivo para a implantação da ponte sobre o rio Araguaia, na divisa entre Goiás e Mato Grosso, para passagem da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). O trecho tem 365 quilômetros e vai ligar a cidade de Mara Rosa (GO) a Água Boa, na região Araguaia, atravessando 11 municípios nos dois estados.

Sob relatoria do diretor Luciano Lourenço e análise técnica da Superintendência de Transporte Ferroviário (SUFER), o documento foi aprovado por unamidade pela diretoria colegiada durante a 981ª Reunião de Diretoria (Redir). A ANTT informou que o projeto da ponte sobre o rio Araguaia será construída na divisa dos municípios de Aruanã (GO) e Cocalinho (MT).

“A ponte é considerada um marco expressivo no âmbito das obrigações de construção do subtrecho em comento. Trata-se de ponte ferroviária em via, com extensão aproximada de 1.600m de extensão, distribuída em um trecho principal com estrutura, em balanços sucessivos, que contempla o vão central com extensão de 140m, destinado a segmento navegável, e trechos adjacentes, compostos por mais 40 vãos”, destacou a agência.

Esta semana, conforme Só Notícias já informou, a ANTT divulgou o resultado de uma visita técnica às obras da ferrovia e apontou que houve avanços “significativos” na construção. Durante a última inspeção, que ocorreu no último fim de semana (19 a 21), a Diretoria e os fiscais da ANTT constataram que a conclusão da terraplenagem saiu de 9,87% para 13,28%, desde outubro do ano passado, projetando-se para atingir 33,28% até dezembro de 2024. Além disso, a gestão fundiária liberou aproximadamente 238,5 quilômetros em dezembro de 2023, com uma tendência de alcançar 364 quilômetros até o fim deste ano.

Segundo a ANTT, as obras da alça de ligação da FICO com a Ferrovia Norte-Sul, que já está em operação no Tramo Central, na altura de Mara Rosa, estão bem adiantadas e em breve permitirão a instalação de trilhos, o que promoverá o carregamento de materiais para o avanço das obras com maior eficiência logística. Também estão em andamento as obras de infraestrutura no pacote 3, entre os km 80 a 104, próximo a Santa Terezinha de Goiás.

A FICO é uma das grandes promessas para o transporte de cargas no Brasil, ligando as produtivas regiões do Centro-Oeste à Ferrovia Norte Sul e, consequentemente, aos portos estratégicos de Santos e São Luís, o que vai promover integração nacional e desenvolver ainda mais a economia do país.

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