domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Apresentado projeto fixando prazo para Sema liberar licenças ambientais

PUBLICIDADE

As lideranças partidárias da Assembléia Legistiva apresentaram um projeto de lei complementar estabelecendo alterações no Código Estadual de Meio Ambiente. A proposta deve entrar em pauta de votação em setembro, após o retorno dos trabalhos plenários.

A lei orienta a Sema para que se estabeleça os prazos de validade de cada tipo de licença ou autorização ambiental, observando o cronograma apresentado pelo empreendedor e os seguintes limites, como licença prévia, de instalação, de operação, ambiental única e de operação provisória, ambas com o mínimo de três anos e o máximo de quatro anos.

No caso da licença ambiental única será concedida pelo prazo de 8 (oito) anos para as atividades de exploração florestal ou desmatamento e de 10 (dez) anos para as atividades agrícolas e pecuárias, desde que não haja alteração na área de posse ou propriedade.

As lideranças partidárias criaram critérios para a renovação da licença de operação que for requerida até o limite da data de expiração do seu prazo de validade, seja automaticamente renovada e emitida num prazo de 5 (cinco) dias úteis, após o pagamento da taxa de renovação.

Os deputados justificam que a proposição legislativa te por objetivo, modificar os parágrafos primeiro e quinto do artigo 19 da Lei Complementar tendo em vista a necessidade de melhoramento a eficiência do órgão ambiental no atendimento ao licenciamento das atividades econômicas, imprescindíveis ao desenvolvimento de nosso Estado.

A alteração do paragrafo 1º, com a introdução de prazos mínimos para o licenciamento, tem como objetivo promover, em médio prazo, o alívio da demanda por processos de renovação, permitindo a SEMA uma melhor programação de suas atividades, melhoria na eficácia da fiscalização e no atendimento a sociedade e setores produtivos.

De acordo com as lideranças partidárias, ao alterar a redação do paragrafo 5º, busca-se dar segurança às empresas que já estão em operação, haja vista que, em não havendo prazo para renovação da licença esta poderá ocorrer em meses, e sem a qual as empresas passam, na prática, a ter os mais diversos problemas, pois instituições bancárias, por exemplo, exigem a licença para concessão de créditos.

Com a nova redação o empreendimento que já passou pela obtenção da Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação precisa renovar apenas esta última, e periodicamente, terá a emissão do documento automaticamente realizada em 05 dias úteis após requerimento e pagamento da taxa, podendo a SEMA realizar programadamente, e a qualquer tempo, a fiscalização.

Segundo os deputados, outro fator positivo com o advento destas medidas, é a possibilidade de se constiuirem fiscalizações orientadas, que poderão ser realizadas por município, ou até mesmo por região, melhorando a eficiência, reduzindo custos e acelerando os prazos de resposta.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE