PUBLICIDADE

Após derrota no Senado, Lula cria ministério extraordinário para Mangabeira

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (4) o decreto que nomeia o filósofo Roberto Mangabeira Unger para chefiar o Ministério Extraordinário de Assuntos Estratégicos, que substituirá a Secretaria de Planejamento de Ações Longo Prazo, extinta após a rejeição da Medida Provisória 377/07 pelo Senado.

Mangabeira Unger, titular da extinta secretaria, assumirá o comando do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE), ligado à Presidência da República, e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Juntos, os dois órgãos têm cerca de 800 funcionários.

De acordo com o Palácio do Planalto, tecnicamente, a medida não significa a criação de um novo ministério, pois a legislação determina que esse tipo de estrutura seja instituído por projeto de lei ou medida provisória, não por decreto.

De acordo com o decreto, entre as funções do ministro, estão a promoção do planejamento de longo prazo; a discussão de opções estratégicas para o país, considerando a situação presente e as possibilidades do futuro; a articulação com o governo e a sociedade para formulação da estratégia nacional e das ações de desenvolvimento nacional de longo prazo; e a elaboração de subsídios para a preparação de ações do governo.

Três cargos de direção e assessoramento superior (DAS) serão remanejados da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento para compor a equipe de Mangabeira Unger.

A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador e prefeito entregam 256 apartamentos em Nova Mutum

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes...

Sinop: projeto prevê medidas de proteção contra violência a profissionais da Educação

O vereador Rodrigo Gargantini (Novo) apresentou projeto de lei...
PUBLICIDADE