PUBLICIDADE

Anvisa se reunirá Mauro e mais 10 governadores para tratar da dificuldade em liberar vacina russa

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) convocou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e mais dez governadores para uma reunião que terá por objetivo discutir a dificuldade na liberação do uso emergencial para a vacina russa Sputnik V. A previsão é que a reunião seja nesta terça-feira, porém, dependerá da agenda dos gestores estaduais. 

Segundo divulgado pelo portal Valor Econômico, a Anvisa quer explicar aos governadores os motivos pelos quais ainda não houve a liberação da vacina russa. No encontro, o órgão regulador pretende expor as dificuldades para conseguir informações sobre o imunizante e deve pedir apoio dos governadores para que ajudem a obter, junto à fabricante da Sputnik no Brasil, a União Química, os dados técnicos pendentes. 

Desde a última semana, a Anvisa já dispõe de dados complementares da vacina para autorização de uso emergencial. No entanto, o órgão ainda aguarda a finalização de outras pendências. 

Na semana passada, o governador Mauro Mendes anunciou a compra de 1,2 milhão de doses da Sputnik. A projeção é que cerca de 600 mil mato-grossenses sejam imunizados, já que são necessárias duas doses. No anúncio, Mauro previu que o primeiro lote deve chegar no final deste mês e um lote complementar será enviado em junho. O custo é de 9,95 dólares por dose, representando 11,9 milhões de dólares (cerca de R$ 67,3 milhões).

O governador também salientou que será seguido o Plano Nacional de Imunização para aplicação. A projeção é que, quando a Sputnik chegar, a vacinação esteja na faixa etária a partir de 60 anos. A vacina produzida na Rússia tem eficácia comprovada de 91,6%, destaca o governo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE