O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) apoiou, em discurso na tribuna do Senado, os protestos dos produtores de Mato Grosso. “Chamo a atenção do Senado e do Governo para a grave crise da agricultura brasileira. Os produtores de meu Estado estão denunciando a falta de condições para continuar a produzir. E merecem o apoio de todos os brasileiros” – afirmou ele.
Segundo Antero, “os agricultores querem produzir e pagar suas dívidas. Mas a atual política econômica está inviabilizando a agricultura. Os preços dos principais produtos não são suficientes sequer para cobrir os custos das lavouras. Os agricultores não querem dar calote, mas a política econômica do governo federal está levando o setor à falência”.
Clique aqui e assista o pronunciamento do senador. (É necessário ter o Real Player instalado. Caso não tenha, baixe aqui gratuitamente.)
O senador fez um histórico do movimento dos agricultores e citou as reivindicações contidas na carta que eles estão encaminhando ao governo federal. Lembrou que, segundo as últimas informações, o protesto já atingiu quatro cidades – Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso – e está se alastrando por todo o Estado, abrangendo mais de uma dezena de cidades do Estado.
Antero disse aos senadores que está acompanhando a evolução da mobilização dos produtores através do site SóNotícias, de Sinop, o primeiro noticiário on line do interior de Mato Grosso. Elogiou a cobertura do movimento pela equipe de jornalistas do Só Notícias e informou que vai continuar a registrar, no plenário, diariamente, todos os fatos novos envolvendo o protesto dos agricultores de seu Estado.
“Mato Grosso é hoje campeão nacional de produtividade agrícola. Mas a agricultura está sendo inviabilizada pela política econômica. Os juros estão muito altos, o dólar está abaixo do mínimo e o custo dos insumos está levando o setor à falência” – disse o senador. Segundo ele, o valor dos fretes representa a metade do custo de produção agrícola no estado, consumindo a remuneração do produtor.
Alertando que a crise da agricultura não é restrita ao Mato Grosso, mas atinge produtores de todo o Brasil, o senador tucano disse estar informado que o protesto iniciado em seu Estado já atinge o Sul do Estado e deverá ter o apoio dos produtores de Mato Grosso do Sul e de Goiás. Ele afirmou ainda estar informado de que os reflexos dessa manifestação já se fazem sentir também no Porto de Paranaguá (PR), dando um caráter nacional ao movimento dos agricultores.
Leia também
Movimento de agricultores em Sorriso mobilizará comércio e poder público amanhã
Sindicato das Indústrias Madeireiras apóia movimento dos agricultores em Sinop
Bloqueio na BR-163 em Nova Mutum feito por agricultores é parcial
Sindicato das Indústrias Madeireiras apóia movimento dos agricultores em Sinop
CDL é solidária ao protesto de agricultores em Sinop mas contra fechamento de bancos
Produtores de Diamantino devem reforçar protesto e bloquear BR-364
Prefeitos do Nortão manifestam apoio ao protesto dos agricultores
Produtores fecham 5 bancos em Sinop. BR-163 é bloqueada em 4 cidades
Agricultores de Lucas R. Verde mantém bancos fechados. BR-163 também
Agricultores de Nova Mutum vão interditar a BR-163 às 10h
Agricultores encerram bloqueio geral na BR-163 em Lucas R. Verde. Protesto é ‘parcial’
Bancos de Lucas R. Verde fechados por produtores devem recorrer ao Judiciário
Bloqueio geral na BR-163 em Lucas vai até as 11:00hs. Em Sorriso e Sinop é parcial
Bloqueio na BR-163 em Sorriso começa com uma hora de atraso
Protesto de agricultores em Sinop prosseguirá por tempo indeterminado
Agricultores não decidiram se também fecharão bancos em Sinop
Produtores do Nortão elaboram a “Carta do Ipiranga” com 14 reivindicações para o governo
Agricultores fecham bancos em Lucas R.Verde. Bloqueio na 163 começa em instantes