PUBLICIDADE

Agecopa pode se transformar em Secretaria Extraordinária

PUBLICIDADE

Fontes do governo do Estado já dão como certo que o governador Silval Barbosa (PMDB) deverá transformar a Agência Executora de Obras da Copa do Mundo (Agecopa) em Secretaria Extraordinária ou Especial, ou seja, retirar o status gerencial e orçamentário de empresa independente e passa-la para a estrutura vinculada do Poder Executivo estadual.

A decisão está sendo amadurecida depois do impasse gerado na relação entre o diretor-presidente da Agecopa, Éder Moraes, e o diretor de infraestrutura, Carlos Brito, que em reunião durante boa parte do dia de ontem com o governador, mantiveram-se reticentes a um entendimento que levasse a bom termo a gestão da entidade que começa a sofrer com a difícil relação dentro da mesma.

Os técnicos do governo do Estado, inclusive já estiveram conversando com deputados da Assembleia Legislativa para analisar como seria a transformação e seus efeitos para evitar que isto trouxesse prejuízos ao evento Copa do Mundo e ao governo do Estado, que nesta semana amarrou importantes convênios e linhas de crédito para financiamento de obras de mobilidade urbana ou de sistema de transporte coletivo.

A grande vantagem que se teria é o fato de que os empréstimos contratados até o momento, bem como as negociações feitas em termos de governo federal ou empresas, foram todas em nome do governo do Estado como pessoa jurídica e não da Agecopa, o que facilitará a eventual transformação da Agência em Secretaria Extraordinária ou Especial, que são aquelas com tempo de existência pré-definidos.

A transformação em Secretaria Extraordinária ou Especial seria ainda mais fácil por já existirem estruturas no staff governamental que se encontram sem ser utilizadas, o que permitiria ainda mais a transposição de todas as competências da Agecopa em Secretaria de Estado, mantendo o mesmo “status quo” das demais secretarias e com um diferencial, o fim dos mandatos dos diretores e de outros impedimentos, além de um maior controle financeiro a ser exercido pelas secretarias de Fazenda e de Planejamento.

A decisão deverá ser tomada nas próximas horas, sendo que o governador Silval Barbosa receberá todas as informações e projeções possíveis nos próximos dias para então dar sua chancela ou não à proposta.

O governador teria apenas um receio, de que mudanças na Agecopa zerassem os processos iniciados pela entidade em relação ao GCopa do governo Federal, e junto a Fifa e a CBF que acompanham todo o desempenho dos estados, sedes dos jogos, além de atrapalhar o processo licitatório de obras e de desapropriação que se encontram em andamento.

Segundo informações, o governador não admite falar em atrasos no calendário e em ações que comprometam os acordos firmados por seu governo com os demais entes envolvidos na questão da Copa do Mundo e das obras de mobilidade urbana.

Leia mais
Após reunião com Silval, Brito dispara mais criticas contra Éder
Reunião de Eder e Brito com Silval termina sem acordo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE