O movimento em alguns cartórios eleitorais do Nortão deve aumentar hoje, com o encerramento do prazo para justificativa de eleitores faltosos nas eleições do primeiro turno, que ocorreram no dia 1º de outubro. Em Sinop, que possui o maior eleitorado da região, com 66 mil eleitores, muitas pessoas já procuraram o cartório nos últimos dias. Cerca de 13 mil eleitores não votaram e devem se regularizar.
Mas, em outros municípios, como Lucas do Rio Verde e Alta Floresta, muitos acabam preferindo pagar a multa e regularizar sua situação cadastral. A chefe do cartório de Lucas do Rio Verde, Marcela Ramalho Teixeira Muniz, explica que muitos não conseguem comprovar o motivo da ausência, previstos por lei, e os pedidos de justificativa acabam sendo indeferidos pelo juiz da comarca. No município, que tem 18 mil eleitores, cerca de 3 mil não compareceram no primeiro turno.
Desde o dia 02 de outubro, os cartórios eleitorais de todo o Nortão estão recebendo as justificativas. Caso não justifique ou o pedido seja indeferido, o eleitor pertencente a zona eleitoral deverá pagar multa de R$ 1,50. Já para votantes de outras comarcas é de R$3,51. A chefe do cartório em Sorriso, Roberta Feitosa Barreto, explica que o eleitor que não se regularizar ficará com pendência junto a Justiça Eleitoral. O título só será cancelado após três abstenções.
Cerca de 60 mil eleitores não votaram no primeiro turno nos principais municípios da região. Os faltosos do segundo turno também devem justificar. Para estes o prazo encerra em dezembro. O horário de atendimento nos cartórios é das 12 às 18 horas.