quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

60 % dos candidatos e 26% de comitês prestaram contas no prazo em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Até as 19h de hoje, data de encerramento do prazo dado pela Justiça Eleitoral aos candidatos, partidos e comitês financeiros para a entrega da prestação de contas das eleições gerais deste ano, apenas 60,24% dos candidatos e 26,92% dos comitês fizeram a entrega junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. Na primeira parcial emitida pela Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria nesta terça-feira (31), às 11h, apontava o recebimento de apenas 31,02% das contas de candidatos e 7,89% de comitês financeiros. Dos candidatos eleitos, apenas a prestação de contas de Thelma de Oliveira (deputada federal – PSDB), ainda não havia sido registrada, até as 19h de hoje. Após o encerramento do prazo, 25 senhas ainda foram distribuídas para os representantes que estavam dentro das dependências do Tribunal.

De acordo com a coordenadora de Controle Interno e Auditoria Denize Mello é possível que dentre elas esteja a prestação de contas tanto de Thelma de Oliveira quanto do candidato ao governo do Estado pelo PSDB, Antero Paes de Barros, que também não constava nos registros. A coordenadoria continuará recebendo as prestações de contas, porém como o sistema de prestações de contas está interligado ao sistema de Cadastro Nacional de Eleitor, automaticamente aqueles não efetuaram a entrega no prazo estipulado ficarão como inadimplentes perante a Justiça Eleitoral.

Segundo Denize Mello, essa situação impede a emissão do Certificado de Quitação Eleitoral, documento condicionante para o registro de candidatura, entre outras atividades da vida civil que exigem a certificação, como inscrição em concurso público entre outros. “Agora eles terão um trabalho redobrado para regularizarem a situação com a Justiça Eleitoral”, ressaltou Denize, ao informar que mesmo com o recebimento das contas fora do prazo pelo TRE, os candidatos terão que requerer a regularização junto ao juízo da Zona Eleitoral à qual pertencem. “Trabalho redobrado para quem teve 30 dias para efetuar a entrega”, disse.

Prevendo a quantidade elevada de prestação de contas que surgiriam no último dia, a Coordenadoria de Controle Interno reforçou a estrutura para o recebimento das contas, e passou a atender os representantes na sala de aula da Escola Judiciária Eleitoral, localizada no térreo do prédio do Tribunal. A coordenadoria ainda emitirá nesta quarta-feira (1º/11) a relação nominal de candidatos e comitês que estão inadimplentes perante a Justiça Eleitoral.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE