O 5º Festival de Praia de Sinop foi lançado hoje de manhã pelo prefeito Nilson Leitão, o vice Aparecido Granja e demais lideranças. O festival que já está em sua 5ª edição, iniciou com o objetivo de proporcionar mais lazer para os sinopenses, e hoje, faz parte do calendário turístico regional e federal, e promete reunir mais de 20 mil pessoas. A primeira fase começa nos dias 30 e 31 deste mês e a segunda será no final de semana seguinte 7 e 8 de agosto.
O festival terá algumas novidades este ano como a realização, no segundo final de semana, do Festival Rock Praia, que é um festival com bandas de rock regionais. As bandas que quiserem participar já podem fazer suas inscrições na Coordenadoria de Cultura. Além do festival de rock, no primeiro final de semana, o evento contará com um show da Banda Interativa(Novo Thempo), apresentações culturais da cidade.
Este ano também não haverá festival de pesca, como nos anos anteriores, devido a realização de uma das etapas da Pesca Esportiva Mato-grossense no dia 21 de agosto.
Outra novidade é para os esportistas. Só Notícias apurou que, no primeiro final de semana, haverá um torneio de vôlei de praia, em que serão escolhidas as duplas, masculinas e femininas, para participar do Circuito Estadual de Vôlei de Praia, que será realizado pela segunda vez em Sinop, no segundo final de semana do festival.
Durante os dois finais de semana também serão realizados diversas atividades recreativas, como futebol de areia, jogos de mesa, como truco e canastra, e uma das etapas regionais do circuito de handebol. As pessoas que quiserem participar dos torneios poderão fazer as inscrições durante o festival.
E para quem gosta de motocross, haverá o circuito de motocross, que reúne cerca de 120 motociclistas de uma associação independente da cidade.
Em relação a estrutura, a organização do evento aumentará o número de banheiros e chuveiros para os banhistas, que segundo a organização é uma das principais cobranças dos participantes.
A praça de alimentação contará com 25 comerciantes credenciados, com a venda de diversos tipos de alimentação e bebidas. E para garantir uma alimentação saudável e higiênica, a vigilância sanitária fará a instrução e fiscalização dos trabalhos com os comerciantes.
E para aquelas pessoas que quiserem acampar, deverão se deslocar para o local no dia 29, à noite, em que a portaria será aberta. Segundo a organização, a demarcação para os locais será feita rigorosamente, para permitir que várias pessoas possam conseguir seu espaço e curtir a festa nos dois finais de semana.
Os ingressos custarão R$ 3, e toda a arrecadação será revertida para a construção do Lar dos Idosos em Sinop