quinta-feira, 12/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: fiscalização da lei seca teve 41 ocorrências de embriaguez

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) fez, pela primeira vez, a operação Lei Seca no interior, durante todo o final de semana, dentro da operação integrada “Tolerância Zero” encerrada ontem à noite, em Sorriso. Foram 58 ocorrências, sendo 41 por embriaguez ao volante, uma por roubo, outra por porte ilegal de arma de fogo, por receptação – motocicleta apreendida, três por direção perigosa, seis por crime ambiental (poluição sonora), um por corrupção de menores e quatro por tráfico de entorpecentes.

Além disso, 23 carteiras de habilitação (CNHs) foram apreendidas, 162 notificações de trânsito, 93 apreensões e 78 pessoas foram conduzidas por alguma irregularidade no trânsito. Foram apreendidas também 49 porções de pasta base de cocaína, duas porções de maconha e um revólver calibre 38.

Para o comandante do batalhão da Polícia Militar local, tenente coronel Daniel Alvarenga, a avaliação dos números é positiva. “Temos um saldo bastante positivo ao longo desses dias e um trabalho que esperamos manter em parceria com as demais instituições de segurança e também com o apoio de toda a sociedade, que certamente de forma consciente vai estar colaborando para que essa situação se perpetue”.

Para o subcomandante da 10ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, tenente Henrique, o número de acidentes também caiu. “Estávamos com uma demanda de 20 a 30 atendimento por fim de semana e felizmente conseguimos reduzir esse número para seis atendimentos, sendo dois acidentes envolvendo automóveis e outros quatro com motocicletas, mas nenhum com gravidade”.

De acordo com o prefeito Dilceu Rossato, a operação ajudou principalmente no que diz respeito aos gastos públicos com saúde. “O resultado grande já que no trânsito diminuímos de 20 a 30 ocorrências, no final de semana, para seis. Ou seja, são mais de 20 vagas a mais que temos no hospital regional, pessoas que estariam dando custo para o erário público. Só por esse sentido a operação foi satisfatória”.

O comandante regional da PM, coronel Celso Barbosa, garantiu que em breve o efetivo policial será reforçado.

De acordo com o delegado Christian Alessandro Cabral, da Delegacia de Delitos de Trânsito de Cuiabá, os números de operação foram elevados e muitos condutores foram surpreendidos dirigindo sob efeito de álcool. Ele disse que apesar do Código de Trânsito estar completando 18 anos de existência muitas pessoas ainda desconhecem os rigores e a motivação da Lei.

Cabral destacou que os cidadãos tem o direito de circular pela cidade com total segurança e quando uma pessoa trafega ao lado de outra que está sob efeito de álcool ou droga, o direito é abalado e colocado em perigo.  

Os condutores que são flagrados sob efeito de álcool ou que se recusam a realizar o teste do bafômetro ficam sujeitos ao recolhimento da CNH, retenção do veículo, recebem sete pontos na carteira e pagamento de multa no valor de R$ 1.915. Além dessas punições, os motoristas flagrados com concentração maior de álcool são sujeitos a uma pena de detenção que vai de um a três anos de cadeia.

“O objetivo da secretaria é interiorizar o projeto levando os benefícios que a campanha tem alcançado que são  a redução dos acidentes e o aumento da sensação de tranquilidade da população, que poderá circular com segurança pelas ruas da cidade”. 

O projeto integra várias forças de segurança e órgãos parceiros de acordo com as demandas locais. Em Sorriso, participaram da operação a Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Estadual de Trânsito e agentes municipais da Prefeitura.

(fotos: Só Notícias)

   

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é preso e confessa que abusava de adolescente em Mato Grosso

Um homem investigado por abusar sexualmente de uma adolescente...

Ex-policial militar foragido de operação contra o tráfico é preso em Mato Grosso

Ex-policial militar procurado pela Justiça desde a Operação Alta...
PUBLICIDADE