PUBLICIDADE

Sinop: vigilância próxima a bancos será reforçada para evitar assaltos

PUBLICIDADE

Três medidas foram discutidas hoje pela manhã, em um encontro entre o prefeito Nilson Leitão, o comandante da Polícia Militar, coronel Elierson Metelo, o secretário de Trânsito, Hedvaldo Costa e gerentes de bancos, para fortalecer o policiamento e combater os constantes assaltos a clientes, após fazerem saques em agências bancárias.

Uma delas é segurança interna dos clientes, com a instalação de cabines individuais nos caixas eletrônicos. “Os bancos deverão se adequar a segurança interna dos clientes, que vão sacar o dinheiro, fazendo com que eles não sejam vistos por terceiros, por pessoas interessadas em cometer furtos, roubos e outros crimes”, declarou o prefeito Nilson Leitão. A lei que obriga a implantação foi sancionada em outubro do ano passado e as agências alegam que ainda estão se adequando, já que necessitam de readaptar a estrutura das unidades.

A falta de efetivo da Polícia Militar para intensificar o policiamento nas proximidades dos bancos voltou a ser discutida. O coronel Elierson Metelo anunciou que parte dos problemas deve ser solucionada com a contratação de estagiários para a parte administrativa. “Assim seria possível aumentar em 30% o número de policiais nas ruas”, enfatizou. A medida tinha sido anunciada pelo Secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, no mês passado, em Sinop. A contratação de mais agentes prisionais para o presídio Ferrugem também foi confirmada pelo coronel. Cerca de 30 soldados foram retirados dos trabalhos de rua para fazerem a guarda na unidade.

Enquanto isso, guardas de trânsito poderão auxiliar a PM na fiscalização próximo das agências. “Existe a possibilidade de ter um guarda à paisana na frente de bancos, para não fazer trabalho de polícia, mas para a segurança da comunidade, auxiliar em observar possíveis pessoas estranhas”, explicou o secretário de Trânsito e Transportes, Hedvaldo Costa.

Estacionamentos rotativo e de segurança também devem ser implantados próximos às agências no horário bancário, bem como a retirada de pontos de ambulantes para locais mais distantes, evitando a aglomeração de pessoas que dificultam a fiscalização pela PM.

O secretário destacou que a medida ainda deve ser estudada e regularizada por meio de decreto. “A lei diz que o cliente deve permanecer no máximo 15 minutos na fila nos bancos, então devemos estipular entre 20 e 30 minutos o tempo que o carro poderá permanecer no local”, explicou. Inicialmente, a guarda deve fazer um trabalho orientativo.

Os gerentes de bancos também solicitaram a conscientização da população. O gerente Almar Umburanas destacou que muitos serviços podem ser feitos via internet, por meio de depósitos, DOC, evitando os saques de valores altos nas agências. Outra orientação é que, em casos em que for necessário o saque, o cliente procure a agência e defina um horário e local seguro para pegar o dinheiro.

Na próxima segunda-feira, o prefeito Nilson Leitão deve convocar uma reunião com vereadores para explicar as ações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE