Três detentos localizados na área de isolamento do presídio Ferrugem continuam rebelados, desdes às 8h, e fizeram um agente prisional refém. A polícia confirmou que é o agente Luiz Fernandes. Ele estava levando o café da manhã para os presos quando foi dominado e levado para dentro da cela. Eles querem revisão e redução de sentença de alguns dos presidiários. Segundo os rebelados, há casos de pessoas com penas vencidas ou com direito a benefícios no local.
A Polícia Militar e homens do Comando Tático Regional (Cotar) estão no local tentando contornar a situação. O coronel PM Nerci Adriano Denardi comanda as negociações com os rebelados. O líder da rebelião é um preso que foi transferido de Rosário Oeste para o Ferrugem.
O juiz da Vara de Execuções Penais, Mário Machado, está no local, e ouviu as cobranças dos rebelados. Alguns podem ser transferidos para unidades prisionais em Juína, Cuiabá e Colíder.
Os rebelados estão armados com chuços e pedaços de ferro. Os detentos estão na cela 2, mas não foi informado de qual raio. A área está isolada dos demais detentos.
Outra reivindicação é sobre a superlotação da unidade penitenciária. Eles também pedem que alguns dos atuais detentos sejam transferidos para outras unidades.
O presídio Ferrugem tem capacidade total para cerca de 360 detentos. No entanto, no local há mais de 600 presos.
(Atualizado às 13: 8h)