A equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreendeu hoje, 56 quilos de pescado irregular e um veículo no município de Santo Antônio de Leverger (34 quilômetros de Cuiabá). Uma pessoa foi presa e multada em R$ 23 mil. Todo pescado será doado para instituições filantrópicas da região.
Conforme o coordenador de Pesca da Sema, Júlio Reiners, as espécies apreendidas eram pacu, pintado, cacharas e dourado. "Neste período de defeso, estamos intensificando as fiscalizações em várias regiões, para evitar não só a mortandade e retirada dos peixes, como outros tipos de crimes ambientais."
A lei estadual exige a carteira de pescador. Na pesca amadora, o pescador pode capturar e transportar até 5 quilos e um exemplar, independente de peso. Já os pescadores profissionais têm o limite de 125 quilos de pescado por semana.
O período de defeso da piracema de Mato Grosso se iniciou no dia 01 de outubro deste ano e termina no dia 31 de janeiro de 2018, só será permitida a modalidade de pesca de subsistência praticada artesanalmente por populações ribeirinhas e/ou tradicionais como garantia de alimentação familiar. A cota diária por pescador (subsistência) será de 3 kg ou um exemplar de qualquer peso, respeitando os tamanhos mínimos de captura estabelecidos pela legislação para cada espécie. Estão proibidos o transporte e comercialização de pescado oriundo da subsistência.