A secretaria de Estado de Segurança Pública confirmou, em relatório que Só Notícias teve acesso, registros de 168 casos de estupros de mulheres, de janeiro até junho, em Mato Grosso. Houve queda em 11% em comparação com o mesmo período do último ano, quando foram confirmados 189 casos. Já o crime de estupro de vulnerável (menores de idade) são 35 casos nos seis primeiros meses.
O balanço de ocorrências ainda envolvendo mulheres registrou pouco mais de 8,5 mil casos de ameaças, além de 4,4 mil lesões corporais. Os de injúria já passaram de 2,5 mil, enquanto difamação são 1,1 mil. Calúnias são 634 e violações de domicílios 398.
Os casos envolvendo ‘perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica’, foram 565, registrando crescimento de 193%, o maior da lista de ocorrências. No mesmo período do ano passado, foram 193 ocorrências.
O crime de produzir, fotografar, filmar ou registrar conteúdo com cena de nudez ou ato sexual sem autorização foram 13 casos, 8% a mais do que no último ano. Maus tratos 47 ocorrências, assédio sexual 78, injúria mediante preconceito 94 e ato obsceno 27.