O deputado estadual José Riva descartou a possibilidade do Partido Social Democrático (PSD) apoiar a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as empreiteiras do Estado sem a existência de justificativa concreta para a sua implantação. Durante entrevista a uma emissora de TV da capital, hoje, o parlamentar justificou que os deputados estaduais possuem diversos instrumentos de fiscalização e por isso, discorda da instauração de CPI sem a devida justificativa ou fundamento.
“O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) fez a proposta de criação da CPI, alguns receberam as denúncias, mas a Assembleia Legislativa só deve instalar se houver fundamento. Deputados não precisam desse instrumento para investigar, pois temos outras formas. Se recebemos denúncias anônimas, temos o dever de certificar a veracidade, até por isso fui o grande defensor da mudança anteriormente para a implantação de CPI na Casa de Leis para não permitir o disse me disse e a fama de que sempre vira pizza”.
Riva justificou que após receber as denúncias anônimas na semana passada sobre possíveis irregularidades nas contratações de empreiteiras no Estado, solicitou informações do Governo do Estado e aguarda as respostas. “Ao receber a denúncia anônima, temos a obrigação de averiguar. Se tiver algo que justifique, o PSD não tem problema em assinar, pois temos a obrigação de fiscalizar e zelar pelo dinheiro público. Porém, o processo de investigação deve ser justo, não podemos expor as pessoas através de denúncias anônimas. Ainda nessa semana devemos receber as informações solicitadas, e se justificar, vamos abrir a CPI, se não, pra que vamos usar esse instrumento importante apenas para expor pessoas denunciadas em algo que nem foi assumido pelo denunciante?”.