Polícia Civil de Mato Grosso cumpre, hoje, em Cuiabá, em apoio à Polícia Civil do Rio Grande do Norte, quatro ordens judiciais no âmbito da Operação Cyber Guard, contra um investigado pelo crime de extorsão cibernética, mediante ameaças de divulgação de fotos íntimas da vítima. São três mandados de buscas e apreensões e um de prisão preventiva, bloqueio de bens e valores até R$ 460 mil, expedidas pela Justiça do Rio Grande do Norte. T
O investigado, de 29 anos, foi identificado pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) de Caicó (RN), é morador de Cuiabá, utilizava meios tecnológicos e perfis falsos para impor pressão psicológica sobre a vítima, constrangendo-a a realizar transferência de dinheiro. Segundo a vítima, o investigado fazia ameaças de expor conteúdo íntimo em redes sociais e veículos de imprensa, o que resultou em um prejuízo aproximado de meio milhão de Reais.
As investigações foram iniciadas em fevereiro do ano passado, quando uma vítima, moradora de Caicó (RN), procurou a delegacia local para relatar que vinha sendo vítima de extorsão virtual por um homem até então desconhecido. As condutas do suspeito se inserem, inicialmente, no contexto do golpe conhecido como “Golpe do Nudes”, modalidade criminosa em que indivíduos que se passam por homens ou mulheres jovens, estabelecem contato com a vítima por meio de redes sociais ou aplicativos de mensagens. Após conquistarem a confiança da vítima, iniciam conversas de teor íntimo e troca de imagens de nudez, que posteriormente são utilizadas para chantagem e exigência de valores em dinheiro, sob ameaça de divulgação do material íntimo.
Os mandados foram cumpridos na Região Metropolitana de Cuiabá, onde o investigado foi localizado, preso e conduzido à delegacia.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


