sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Presa em Mato Grosso mulher acusada de fraudar a Previdência Social

PUBLICIDADE

A Polícia Fazendária de Mato Grosso prende em flagrante nesta sexta-feira Doraci Rodrigues Fontoura, de 54 anos. Ela usava procurações fraudadas para receber a pensão da mãe falecida em dezembro de 1995. O golpe era aplicado desde janeiro de 1996. O valor da pensão em nome da falecida era de R$ 3.329,87. Ela foi presa em uma agência bancária enquanto retirava um novo cartão de crédito.

Para pegar o cartão, ela usou da mesma tática utilizada desde que a mãe, Maria Josephina de Moura, morreu: uma procuração em nome da mãe assinada pela tia, de 79 anos. Maria Josephina de Moura era esposa do servidor Honório Rodrigues Fontoura. Com o falecimento dele, em setembro de 1994, era direito da esposa receber uma pensão.

Segundo o superintendente de Previdência da Secretaria de Estado de Administração, Bruno Martins, o benefício deveria ter sido suspenso com o óbito dela, em 1995. “Os filhos não tinham direito à pensão porque já eram maiores de idade quando do falecimento do pai”, explicou Martins.

A investigação do caso começou com uma denúncia anônima recebida pela Secretaria de Estado de Administração. A partir daí, a fraude foi sendo constatada com a certidão de óbito de Maria Josephina e a comprovação de que ela está enterrada no cemitério no bairro Porto, em Cuiabá. As provas foram encaminhadas para investigação pela Delegacia Fazendária, que executou a prisão.

O secretário adjunto de Administração, Romeu Honorato Mendes, explicou que o benefício foi imediatamente suspenso e que a Procuradoria Geral de Estado entrará com uma ação judicial para que os cofres públicos sejam ressarcidos. A fraudadora, que confessou o crime, foi autuada em flagrante e está à disposição da Justiça. Ela será indiciada por estelionato, uso de documentos falsificados e, possivelmente, por falsidade ideológica.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ladrão invade empresa e furta produtos em Sinop

O proprietário de uma Hamburgueria, relatou aos investigadores de...

Foragido por homicídio é preso em Lucas do Rio Verde

Um homem considerado foragido da Justiça por crime de...

PF de Mato Grosso faz operação sobre saques irregulares de créditos judiciais

A Polícia Federal de Cuiabá deflagrou, hoje, em São...
PUBLICIDADE