PUBLICIDADE

Presa em Mato Grosso mulher acusada de fraudar a Previdência Social

PUBLICIDADE

A Polícia Fazendária de Mato Grosso prende em flagrante nesta sexta-feira Doraci Rodrigues Fontoura, de 54 anos. Ela usava procurações fraudadas para receber a pensão da mãe falecida em dezembro de 1995. O golpe era aplicado desde janeiro de 1996. O valor da pensão em nome da falecida era de R$ 3.329,87. Ela foi presa em uma agência bancária enquanto retirava um novo cartão de crédito.

Para pegar o cartão, ela usou da mesma tática utilizada desde que a mãe, Maria Josephina de Moura, morreu: uma procuração em nome da mãe assinada pela tia, de 79 anos. Maria Josephina de Moura era esposa do servidor Honório Rodrigues Fontoura. Com o falecimento dele, em setembro de 1994, era direito da esposa receber uma pensão.

Segundo o superintendente de Previdência da Secretaria de Estado de Administração, Bruno Martins, o benefício deveria ter sido suspenso com o óbito dela, em 1995. “Os filhos não tinham direito à pensão porque já eram maiores de idade quando do falecimento do pai”, explicou Martins.

A investigação do caso começou com uma denúncia anônima recebida pela Secretaria de Estado de Administração. A partir daí, a fraude foi sendo constatada com a certidão de óbito de Maria Josephina e a comprovação de que ela está enterrada no cemitério no bairro Porto, em Cuiabá. As provas foram encaminhadas para investigação pela Delegacia Fazendária, que executou a prisão.

O secretário adjunto de Administração, Romeu Honorato Mendes, explicou que o benefício foi imediatamente suspenso e que a Procuradoria Geral de Estado entrará com uma ação judicial para que os cofres públicos sejam ressarcidos. A fraudadora, que confessou o crime, foi autuada em flagrante e está à disposição da Justiça. Ela será indiciada por estelionato, uso de documentos falsificados e, possivelmente, por falsidade ideológica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Militar recupera carga de salmão furtada em Mato Grosso

Policiais militares da Força Tática recuperaram, ontem, carga de...

Trio é preso após roubo a residência em Lucas do Rio Verde 

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) prenderam os homens,...

Apreendidos 47 quilos de pescado em veículo abandonado em Mato Grosso

Equipes do Batalhão Ambiental da Polícia Militar e da...
PUBLICIDADE