sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Policiais de Apiacás são afastados por acusação de tortura

PUBLICIDADE

Dois policiais civis foram afastados da corporação por acusação de tortura em Apiacás (1 mil quilômetros de Cuiabá). Uma liminar deferida pelo juiz Jacob Sauer, a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), justifica o desligamento de Rodiney da Silva Santos e Marco Aurélio Almeida por ato de improbidade administrativa contra Márcio Morilha Ramos, morador daquela cidade e que estaria reclamando a atuação policial na região. Além de sofrer agressões físicas e psicológicas, Márcio Ramos ficou preso por quase 15 horas sem nenhuma acusação.

O promotor de Justiça Rinaldo Ribeiro de Almeida Segundo requer ainda a perda da função pública e a suspensão de direitos políticos (por três anos) dos acusados. Também solicita a proibição de contratar com o poder público e de receber benefícios, incentivos fiscais e crédito. Ele baseou a ação no depoimento da vítima e de testemunhas, além de uma gravação da conversa feita por Márcio Ramos e um dos amigos que o acompanhava.

A tortura aconteceu em janeiro deste ano. De acordo com os depoimentos, a vítima iria a uma festa junto com dois amigos. Mas foi abordado no caminho por policiais. Aparentemente embriagados, saíram da viatura com armas na mão e começaram a espancar a vítima. Eles portavam um revólver calibre 38 e uma escopeta 12. Márcio Ramos foi impedido de reagir, pois ameaçado de que, caso tentasse, levaria um tiro. Ele foi levado à delegacia na viatura e os amigos dele conduziram o veículo de Márcio. Os colegas não foram agredidos fisicamente, mas um dos policiais os intimidou apontando a escopeta contra eles. Para justificar a agressão, policiais acusaram a vítima de uso e comercialização de drogas. Mas nenhuma prova foi encontrada contra Márcio Ramos.

Agressão a idoso – Esta é a segunda ação proposta contra policiais civis em Apiacás. Há cinco meses, o MPE denunciou o delegado Bráulio Cunha Junqueira, que responde também por Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes. Além dele, os policiais Miguel Pereira de Almeida, Aluízio Gonçalves de Moura e Inácio Kiesel, servidor municipal que presta serviço na delegacia. Eles foram acusados de agredir João Teixeira Lima, 55, na casa dele. Segundo o promotor, a vítima aparenta ser pelo menos 10 anos mais velha.

Explica que os policiais agrediram João Lima sob a justificativa de a vítima teria abrigado um foragido da polícia. No entanto, o criminoso havia ameaçado a vítima de morte, caso não o escondesse. Quando os policiais chegaram à residência, encontraram apenas João Lima, que apanhou tanto ao ponto de ficar internado por 17 dias no hospital. ‘Mesmo que ele tivesse concordado em ajudar o criminoso, a tortura não se justifica. Os policiais chegaram encapuzados na casa dele, mas como a cidade é pequena foram reconhecidos pelo tipo físico’. Os réus serão julgados no próximo dia 22.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ladrão invade empresa e furta produtos em Sinop

O proprietário de uma Hamburgueria, relatou aos investigadores de...

Foragido por homicídio é preso em Lucas do Rio Verde

Um homem considerado foragido da Justiça por crime de...

PF de Mato Grosso faz operação sobre saques irregulares de créditos judiciais

A Polícia Federal de Cuiabá deflagrou, hoje, em São...
PUBLICIDADE