Detentas do presídio feminino Ana Maria do Couto May aproveitaram o final do horário de visitas e tentaram pegar uma agente carcerária como refém, esta tarde, e só não conseguiram porque outros dois policiais militares estavam presentes no local. Acredita-se que elas pretendiam provocar um motim, que acabou contido ainda no início, para tentarem negociar com a administração do presídio, que tem agido de forma rígida para evitar a entrada de drogas e celulares no local.
Apesar de parentes das presas terem relatado a existência de pessoas feridas e disparos no local, até o momento, não há informações oficiais que confirmem esta versão. O tumulto foi contido por cerca 18 agentes penitenciários e policiais do Setor de Operações Especiais (SOE). Também não se sabe ainda se as presas envolvidas na confusão estavam com algum tipo de armamento. Elas ainda não foram submetidas a revista. Após conter a rebelião, os agentes levaram todas as presas de volta para as celas.
A confusão ocorreu minutos antes da chegada de integrantes do Departamento Penitenciário Nacional (Depem) que estão visitando todas as unidades prisionais de Cuiabá.
(Atualizada às 17h18)