Uma quadrilha de assaltantes envolvida com o tráfico de drogas foi presa pela Polícia Civil esta manhã, em Jaciara e Juscimeira. A operação “Conexão” cumpriu nove mandados de prisão e 15 de busca e apreensão em bairros das duas cidades, culminando na prisão de 14 pessoas.
A quadrilha era monitorada há 3 meses pela Gerência de Inteligência Policial (GIP) de Cuiabá, com apoio das delegacias. Nas investigações, a polícia descobriu que o grupo operava em crimes de roubos em geral, com assaltos a estabelecimento comerciais diversos, a residências, pessoas, fazendas, furtos e roubos de gados, defensivos, veículos e até homicídio. O grupo atuava nos municípios da região Sul, principalmente Rondonópolis. Para realização dos assaltos, motocicletas eram empregadas no enquadramento das vítimas e na fuga.
As investigações iniciaram com o tráfico de drogas, mas depois a polícia descobriu que o grupo atuava também em outros crimes. No começo das apurações, a polícia identificou dois grupos, um de roubo e outro de tráfico de drogas, mas interligados com ações criminosas voltadas para o roubo que alimentava o tráfico de entorpecentes. Depois os grupos se fundiram, desenvolvendo atividades nas duas áreas.
O delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, titular da delegacia de Jaciara, disse que a polícia descobriu indícios de autorias dos crimes ocorridos na região e pediu apoio do Serviço de Inteligência da capital, no monitoramento dos suspeitos. “Começamos com o tráfico de drogas, mas depois vimos que esse grupo atuava em assaltos e até homicídio”, destaca. “Verificamos que os crimes que vinham ocorrendo na região estavam correlacionados”, acrescenta.
Em Jaciara foram presos Maria da Penha Ramos Melo, 54 (dona de uma boate), Laura Auxiliadora Borges Amorim, 28, Luciano José Espíndola, 25, Adriano José Espindola, Leandro Delfino de Araújo, 25, Roberto Alves da Silva, 20, Maria Adenilde Silva Santana, 30, José Ramos de Melo, 52, Suani Angélica Dias da Silva, 24. Em Juscimeira foram presos Sebastião dos Santos Filho, 27, Cláudio de Jesus, 25, Zózimo Alves, 51, Maria Márcia da Silva, 18 e Ivan da Silva, 25.
Com os acusados os policiais encontraram porções de maconha e cocaína, munições calibre 38 e uma espingarda calibre 32.
Os presos vão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo, furto, homicídio e formação de quadrilha. Também foi realizado um flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Os mandados foram expedidos pela justiça de Jaciara.
Participaram da operação 11 equipes, com policiais da Gerência de Inteligência, e Operações Especiais (Goe), da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), de Cuiabá, e da Regional de Rondonópolis.
Os acusados Luciano José Espindola, Leandro Delfino de Araújo, preso com munições calibre 38, e Zózimo Alves, 51, são investigados como autores de um homicídio ocorrido em 10 de janeiro deste ano, na cidade de Juscimeira. A vítima, Adjanir Marcelo Barbosa da Silva, foi morta com tiros. O preso Zózimo é investigado também por roubos de carretas e durante as averiguações a polícia descobriu que ele estava esquematizando mais um assalto.