PUBLICIDADE

Polícia prende 18 em operação contra extração ilegal de ouro no MT

PUBLICIDADE

Uma operação das polícias Militar e Civil resultou na prisão de 18 pessoas que atuavam no garimpo ilegal instalado na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá). De acordo com o coronel Alberto de Barros Neves, comandante regional da PM, também foram apreendidos seis carros, uma motocicleta, três marteletes, quatro detectores de metal, três geradores e várias ferramentas utilizadas para a extração ilegal de ouro no local. As ações de repressão aos crimes praticados no garimpo continuarão e novas prisões poderão ocorrer nos próximos dias.

Na manhã da última terça-feira (5), policiais militares e civis realizaram uma ação conjunta para identificar pessoas que estariam praticando a extração ilegal de ouro na Serra da Borda. Na semana passada, as entidades foram informadas pela Secretaria de Estado de Segurança (Sesp) sobre a notificação judicial, que determinava que ações fossem realizadas no intuito de retirar os garimpeiros do local.

Ao todo 18 pessoas foram presas, entre homens e mulheres. Elas estariam na Estrada da Mata, via que dá acesso ao garimpo ilegal. “Nossos policiais não podem atuar na serra propriamente dita, porque lá é de responsabilidade da Polícia Federal (PF), pelo fato do subsolo, da onde estão retirando o ouro, ser um bem da União. Então nossas ações se concentram na cidade e nas estradas e propriedades que são acesso ao garimpo”, explica o coronel Neves.

Segundo ele, a atuação não pode ser maior devido a falta de efetivo para isso. “Em momento algum irei remanejar os policiais para concentrar especificamente neste caso, até porque estaria desprovendo a população de Pontes e Lacerda da segurança que lhe é de direito”. O comandante acrescenta, que ainda assim, as ações continuarão sendo realizadas na medida do possível.

Neves diz que a retirada definitiva dos garimpeiros da Serra da Borda consiste em quatro fases. A primeira, que já está em andamento, compreende o incremento de policiais. A segunda refere-se a fixação de barreiras durante 24 horas no entorno da serra. Já a terceira é a desintrusão do garimpo e por último, a ocupação e manutenção da área feita pelas forças nacionais. “Na minha opinião a extração de ouro no local tem que ser regularizada. Caso contrário, os policiais podem permanecer seis meses no local, que quando sair, o garimpo será ativado novamente”.

As pessoas presas, os veículos e equipamentos apreendidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil e de lá serão encaminhadas para a Delegacia da Polícia Federal de Cáceres.
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PRF apreende mais de 13 quilos de drogas com passageiros de ônibus em Mato Grosso

Em duas fiscalizações ocorridas entre ontem e hoje, a...

Preso acusado de tentar recuperar equipamentos em garimpo ilegal no Nortão

Equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental...

Polícia cumpre mandados e apura crime de extorsão em Sinop; armas apreendidas

A Polícia Civil deflagrou, hoje, a Operação Mira Letal,...
PUBLICIDADE