Uma ação integrada entre as polícias Civil de Tapurah e Militar de Itanhangá resultou na apreensão de armas de fogo, máquinas e um flagrante de extração ilegal. As descobertas começaram mediante investigações sobre furto de madeira na região. Policiais civis abordaram um caminhão que carregava 14 toras. O motorista Valdenir Krug não apresentou autorização para transporte dos produtos florestais.
Na cabine do caminhão policiais localizaram um revólver calibre 32 com quatro munições intactas. Com o apoio da PM, agentes se deslocaram ao local onde a madeira foi retirada. Lá localizaram Valmiro Krug, que conduzia um trator esteira no momento da abordagem. Na máquina havia uma espingarda carregada.
A polícia também apreendeu duas motosserras e um trator da marca CBT, modelo 8260, com lâmina frontal. No local foram identificadas esplanadas e um grande número de madeiras em toras, prontas para serem transportadas. “Os autuados disseram que estavam entregando as cargas de madeiras em estabelecimentos de Itanhangá, e que ‘arrumavam’ notas”, declarou o delegado Marcelo Torhacs.
Os homens foram presos em flagrante por crime de desmate ilegal de floresta, transporte ilegal de madeiras em toras sem autorização ambiental e porte ilegal de arma de fogo e munições. “Valmiro, no momento da abordagem e prisão, ainda tentou oferecer dinheiro aos policiais, tentando, segundo ele, “fazer um acerto”. Por conta disso, foi autuado também por corrupção ativa, crime que prevê pena entre 2 e 12 anos de reclusão”, aponta o delegado Torhacs.
O inquérito deve ser concluído em trinta dias.