A Polícia Federal deflagrou, esta manhã, a segunda fase da operação Barba Negra para desarticular uma organização criminosa especializada na prática de crimes contra os direitos autorais pela internet. Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. Cinco pessoas foram presas e um homem encontra-se foragido.
A operação conta com cooperação internacional da Interpol, que permitiu que fossem retirados do ar os sites armagedomfilmes.biz, filmesonlinegratis.net e megafilmeshd20.org, que operam de maneira ilegal no Brasil, disponibilizando conteúdo sem que sejam pagos os direitos autorais e tributos devidos.
Em conjunto, os três sites recebem uma média de 768 milhões de visitas anuais, com mais de 11 mil títulos disponíveis para streaming, com acessos partindo do Brasil e de vários países do mundo, especialmente Portugal e Japão. Em razão do enorme tráfego, comparável a grandes portais legítimos no Brasil, os sites atraem redes de propaganda online nacionais e estrangeiras, fonte da vultosa receita que obtém, prática que é o foco desta segunda fase da operação.
Os investigados responderão pela prática dos crimes de constituição de organização criminosa, com pena 3 a 8 anos e multa, e de violação de direitos autorais, com pena de 2 a 4 anos e multa.
A primeira fase da operação Barba Negra foi deflagrada em 18 de novembro de 2015 e retirou do ar o site Mega Filmes HD, também por operar ilegalmente no Brasil.
As informações são da assessoria de imprensa da PF.