Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar resultou na prisão, em flagrante, de Valter Roaldo Tamiozzo, 51 anos, Carlos Alexandre Benites dos Santos (“Da Lua”), 25 anos, e Mario Ângelo Magalhães, 21 anos. Eles foram autuados na delegacia de Tapurah por crimes de formação de quadrilha, desmate ilegal e furto de madeiras.
O delegado Marcelo Torhac explica que os envolvidos estavam em uma área de mata em uma propriedade, em Itanhangá (200km de Sinop), onde era feito desmatamento ilegal. Conforme ele, Valdir teria avisado aos demais envolvidos no momento que a polícia chegava no local, dando fuga ao filho Rafael Tamiozzo e Claudecir, que estão sendo procurados.
Aproximadamente 30 toras de madeira, dois tratores, um caminhão toreiro, uma motocicleta, uma motoneta e uma motosserra foram apreendidos. “Os autores se intitulavam proprietários da área, apresentando um contrato de compra e venda envolvendo Valdir Tamiozzo e uma pessoa de Lucas do Rio Verde”, declarou o delegado.
“As investigações da Polícia Civil demonstram que os envolvidos praticavam furto de madeira naquela área há vários meses, sendo que encaminhavam as toras de madeira a algumas madeireiras de Itanhangá, as quais serão responsabilizadas”, pondera a autoridade.
Para o delegado, com a apreensão dos maquinários e veículos utilizados na prática do crime, a Polícia Civil espera dificultar a ação dos autores na prática de crimes ambientais e furtos de madeira. A participação de outras pessoas no esquema está sendo apurada.